Avaliação do consumo de água, energia, papel a4 e do recolhimento de recicláveis após atividades educativas

Autores

  • Luciana Silami Carvalho Fundação Oswaldo Cruz
  • Gisele Vidal Vimieiro Centro Federal de Educação Tecnológica

Palavras-chave:

Gestão, Educação ambiental

Resumo

Consumo sustentável é aquele que atende às necessidades atuais, sem comprometer o atendimento das demandas futuramente. O Decreto 5940/2006 institui a separação dos resíduos recicláveis em órgãos públicos federais e sua destinação a associações de catadores. Sabendo que o consumo gera impactos ambientais negativos, pretendeu-se avaliar o impacto da realização de atividades diversas de educação ambiental no consumo de água, energia, papel A4 e na quantidade de materiais recicláveis recolhidos. As etapas realizadas foram: medida da quantidade mensal de papel A4 consumido e cálculo do indicador “número de pacotes de papel A4/ocupante”; acompanhamento do consumo mensal de energia elétrica/água e cálculo dos indicadores “Kwh/ocupante” e “L/ocupante”; pesagem da quantidade semanal de material reciclável enviada para reciclagem e cálculo do indicador “material total/ocupante”; elaboração de materiais e sensibilização para a coleta seletiva e  redução do consumo de água, papel e energia elétrica, com utilização de variados instrumentos de comunicação; elaboração de enquete sobre o consumo de água, luz e papel. Verificou-se oscilação de valores, não sendo possível traçar uma tendência de redução nos citados consumos. Entretanto, os resultados têm sido positivos, motivando a continuação do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Silami Carvalho, Fundação Oswaldo Cruz

Farmacêutica com habilitação em Indústria pela Universidade Federal de Ouro Preto, Mestre em Microbiologia pela Universidade Federal de Viçosa, Tecnologista em Saúde Pública do Centro de Pesquisas René Rachou ”“ Fiocruz Minas, Belo Horizonte, Brasil.

Gisele Vidal Vimieiro, Centro Federal de Educação Tecnológica

Engenheira Civil pela Escola de Engenharia da UFMG, Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade SENAC Minas, Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Escola de Engenharia da UFMG, Professora do Departamento de Ciência e Tecnologia Ambiental do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais ”“ CEFET/MG, Belo Horizonte, Brasil.

Downloads

Como Citar

1.
Carvalho LS, Vimieiro GV. Avaliação do consumo de água, energia, papel a4 e do recolhimento de recicláveis após atividades educativas. Rev. G&S [Internet]. 29º de julho de 2016 [citado 18º de abril de 2024];(supl.):Pág. 963-979. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3562

Edição

Seção

Relatos de Experiências