Qualidade de vida de adolescentes:

revisão da literatura e perspectivas atuais

Autores

  • Tatiana Degani Paes Leme Azevedo Universidade Católica de Brasília
  • Elioenai Dornelles Alves

Palavras-chave:

Promoção da saúde

Resumo

A qualidade de vida (QV) relacionada à saúde do adolescente vem sendo estudada e, aos poucos, ganhando espaço na literatura científica. A presente investigação objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura, buscando identificar como a qualidade de vida tem sido estudada entre os adolescentes e avaliar as relações existentes entre estes dois constructos. Todos os artigos publicados entre os anos de 2006 e 2011, nas bases de dados MedLine/Pubmed e Google Científico, com os descritores adolescentes e qualidade de vida, foram incluídos. Foram organizados, de acordo com o ano de publicação, título, autor, tipo de pesquisa, descrição da intervenção, local da coleta e os resultados evidenciados. A amostra totalizou 141 artigos, sendo que 78 (61,42%) objetivou validar os índices de QV em adolescentes, enquanto 49 (38,58%) objetivou estudar a QV em determinados grupos de adolescentes. Os principais achados revelaram que a QV apresenta melhores índices em adolescentes mais jovens, do gênero masculino, com melhores condições sociais e boas relações sociais. Por fim, de modo geral, a produção da literatura relacionada à QV de adolescentes, ainda é muito incipiente, o que se reflete na pouca discussão do tema entre os profissionais de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Degani Paes Leme Azevedo, Universidade Católica de Brasília

Professora Doutora do curso de Odontologia da Universidade Católica de Brasília, atuando na área de Odontologia Pediátrica.

Downloads

Como Citar

1.
Azevedo TDPL, Alves ED. Qualidade de vida de adolescentes:: revisão da literatura e perspectivas atuais. Rev. G&S [Internet]. 31º de maio de 2016 [citado 28º de março de 2024];7(2):Pág. 851-872. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3549

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>