Correlação entre a presença de patógenos e alterações reativas benignas em esfregaços cérvico-vaginais

Autores

  • Moisés Mak Soares Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Geraldo Barroso Cavalcanti Junior Universidade Federal do Rio Grande do Norte Hemocentro Dalton Cunha (HEMONORTE)
  • Daliana Caldas Pessoa da Silva Laboratório Potengi
  • Lenilton Silva Silveira Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte Associação Paraibana de Ensino Renovado

Palavras-chave:

Políticas de Saúde, Educação

Resumo

A citologia baseia-se na identificação de alterações ou modificações em células de esfregaços cérvico-vaginais (ECVs), onde observa-se e dar-se prioridade a análise do citoplasma e núcleo, através de uma técnica simples, chamada de exame citológico ou exame de Papanicolau. Este exame permite estabelecer a relação entre achados inflamatórios e os possíveis agentes causadores de vaginoses e vaginites. O objetivo deste estudo foi correlacionar as alterações reativas benignas e o infiltrado inflamatório presentes em ECVs, associados a presença de um determinado patógeno. Tratou-se de um estudo retrospectivo com abordagem quantitativa, onde foram analisados 136 ECVs de pacientes atendidas na Clínica Potengi no período que compreende os anos de 2013 e 2014. Das amostras analisadas, observou-se: Trichomonas vaginalis (5.2%), Gardnerella vaginalis (25.7%), Lactobacillus sp (66.2%) e, ainda existiram associações entre alguns patógenos. Já em relação às alterações celulares, percebeu-se que a cariomegalia e pseudoeosinofilia foram as mais prevalentes, com 24,4% e 23,5%, respectivamente e, que o infiltrado inflamatório foi composto prevalentemente por polimorfonucleares (54.7%). Conclui-se, assim, que este estudo pode ser de extrema importância para auxiliar o citologista quanto a uma leitura mais precisa das lâminas e contribuir para uma emissão de laudos mais seguros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moisés Mak Soares Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Discente do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Autor deste Trabalho de Conclusão de Curso, apresentando nesta Universidade, no ano de 2015.

Geraldo Barroso Cavalcanti Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Hemocentro Dalton Cunha (HEMONORTE)

Farmacêutico, Doutor em Biologia Molecular, Professor Associado de Imunologia Clínica do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, FarmaCêutico do HEMONORTE e Colaborador deste Trabalho de Conclusão de Curso

Daliana Caldas Pessoa da Silva, Laboratório Potengi

Farmacêutica, Mestre em Ciências da Saúde, Especialista em Citologia Clínica, Doutoranda em Ciências da Saúde, Diretora do Laboratório Potengi e Co-orientadora deste Trabalho de Conclusão de Curso. E-mail:

Lenilton Silva Silveira Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Associação Paraibana de Ensino Renovado

Farmacêutico, Mestre em Biologia Parasitária, Professor de Citologia Clínica do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professor Adjunto de Parasitologia Básica e Clínica do Curso de Farmácia da Faculdade Natalense de Ensino e Cultura e Orientador deste Trabalho de Conclusão de Curso.

Downloads

Publicado

31-05-2016

Como Citar

1.
Gomes MMS, Cavalcanti Junior GB, Silva DCP da, Silveira Júnior LS. Correlação entre a presença de patógenos e alterações reativas benignas em esfregaços cérvico-vaginais. Rev. G&S [Internet]. 31º de maio de 2016 [citado 24º de abril de 2024];7(2):Pág. 549-562. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3501

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa