ESTUDO DOS RESÍDUOS NO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BA

Autores

  • Josessira Galy Farias Barreto Especialista em Saneamento Ambiental / Arquiteta pela UFBA / Gestora da Escola Aquarela -Itabuna-BA
  • Mello Souza Mello Unemat EW Educacional UFMT
  • Marcelo Franco Leão Unemat. Seduc (Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso)
  • Mello Santos de Alencar Salete Acadêmica do Curso de Biologia-UNEMAT

Resumo

No Brasil a expansão das cidades colocou em risco a qualidade de vida da população e do meio ambiente, por ter sido sem adequado planejamento urbano, o que levou ao aumento da geração de resíduos de construção civil. Este estudo consiste em uma pesquisa de campo, de natureza exploratória e descritiva, visando à identificação das áreas de deposição irregulares e os materiais descartados pela indústria da construção civil, além de pontuar alternativas para a minimização dos impactos resultantes das deposições irregulares. Pretendeu-se contribuir para a análise dos impactos causados ao meio ambiente e à qualidade de vida da população que os resíduos da construção civil causam na cidade de Itabuna.  Verificou-se que embora a reciclagem desses resíduos e demolição seja uma solução favorável para mitigar os impactos ambientais, devido a deposições irregulares na cidade, há a necessidade de se destacar a importância da educação, no sentido de esclarecer e ensinar à população como lidar com os RCD’s quanto à geração, deposição, transporte e destinação final, fazendo de forma estruturada e eficiente no âmbito das ações do poder público, para que haja mudança de hábito e cultura no município com relação a esses tipos de resíduos e suas implicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josessira Galy Farias Barreto, Especialista em Saneamento Ambiental / Arquiteta pela UFBA / Gestora da Escola Aquarela -Itabuna-BA

Estudou Enfermagem e Arquitetura na Universidade Federal da Bahia,Tem experiência na área de Arquitetura e Educação, atuou como arquiteta em Itabuna e Porto Seguro no período de 1986 a 1995. Especialista em Psicologia Educacional pela Faculdade do Sul- FACSUL. Exerce o cargo de gestora e diretora da Escola Aquarela desde 1996, onde vem desenvolvendo diversos projetos incluindo preservação ambiental e sustentabilidade. Especializanda em Saneamento Ambiental pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza. Áreas de interesse: ocupação dos espaços urbanos incluindo parques e jardins, sustentabilidade, espaço urbano e estética; destino dos resíduos gerados na construção civil; aterro sanitário, coleta seletiva de lixo e tratamento de efluentes líquidos.

Mello Souza Mello, Unemat EW Educacional UFMT

Possui graduação em Quimica Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e mestrado em Geociências na área de geoquímica pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011). Atualmente atua em Educação a Distância como orientador de tcc - Pós-Graduação Latu Senso em Educação Ambiental e Saneamento Ambiental e tutora do Curso de Gestão em Saúde.Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão em saúde, organização, adsorção, caracterização e planejamento.

Marcelo Franco Leão, Unemat. Seduc (Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso)

Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2006) e Pós Graduado pela Faculdade Dom Alberto (2009). Tem experiência docente na área de Química Geral. Ministrou aulas de Bioquímica Fundamental, Bioquímica de Alimentos, Química Analítica e Química Orgânica no ensino superior.

Mello Santos de Alencar Salete, Acadêmica do Curso de Biologia-UNEMAT

Aluna de graduação do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, 6º semestre, pela Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT. estagiária do Instituto Chico Mendes de conservação da Biodiversidade - ICMBio.

Downloads

Publicado

17-08-2017

Como Citar

1.
Barreto JGF, Mello MS, Leão MF, Salete MS de A. ESTUDO DOS RESÍDUOS NO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BA. Rev. G&S [Internet]. 17º de agosto de 2017 [citado 18º de abril de 2024];4(3):pag. 1197-1219. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/349

Edição

Seção

Temas Livres em Saúde