Contribuições dos sistemas de informações no gerenciamento de riscos hospitalares:

revisão integrativa da literatura

Autores

  • Marta Cristiane Alves Pereira Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Carolina Lima de Mello Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP.
  • Josana Camilo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP.
  • Rosângela Andrade Aukar de Camargo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP.
  • Diego Robles Mazzotti

Palavras-chave:

Enfermagem

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar as contribuições dos sistemas de informações hospitalares para o gerenciamento de riscos em saúde e em enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura na SciELO e nas Bases de Dados LILACS, Medline, de 2004 a 2014, utilizando os descritores hospitalinformationsystemnursingmanagementrisk e safety. Foram identificadas 10 pesquisas que apontam as contribuições e fatores que influenciam a aplicação de Sistemas de Informação Hospitalares para o Gerenciamento de Riscos em Saúde e Enfermagem, com ênfase para os aspectos sociotécnicos e abordagens que favoreçam a cultura de segurança institucional integrada a políticas preventivas e corretivas no nível técnico, individual, institucional, social, nacional e internacional. O profissional da enfermagem possui grande envolvimento no atendimento do paciente, sendo assim o objetivo da implementação do sistema de informação deve estar conectado com o objetivo da enfermagem para garantir a adesão e sua aplicação de maneira adequada. Identificou-se potencialidades e barreiras no uso do sistema de informação no gerenciamento, a superação destas barreiras requer investimentos estruturais e processuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Cristiane Alves Pereira, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Enfermeira, Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação Enfermagem Fundamental do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, USP.

Carolina Lima de Mello, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP.

Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Enfermagem Fundamental do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, USP.

Josana Camilo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP.

Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Enfermagem Fundamental do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, USP.

Rosângela Andrade Aukar de Camargo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP.

Enfermeira, Professora Doutora do Departamento Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, USP.

Diego Robles Mazzotti

Pesquisador, Doutor do Departamento de Psicobiologia, Escola Paulista de Medicina, UNIFESP.

Downloads

Como Citar

1.
Pereira MCA, Mello CL de, Camilo J, Camargo RAA de, Mazzotti DR. Contribuições dos sistemas de informações no gerenciamento de riscos hospitalares:: revisão integrativa da literatura. Rev. G&S [Internet]. 29º de janeiro de 2016 [citado 19º de abril de 2024];7(1):Pág. 413-427. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3437

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)