A perda auditiva no idoso e suas interferências na linguagem e na vida psicossocial

Autores

  • Marlene Escher Boger Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN)
  • Monique Antunes de Souza Chelminski Barreto UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • André Luiz Lopes Sampaio Universidade de Brasília

Resumo

A presbiacusia pode ser um fator de limitação do idoso, contribuindo para o desenvolvimento de alguns distúrbios de ordem emocional e favorecendo o isolamento devido à dificuldade de comunicação com o meio social em que vive. Objetivo: analisar, por meio de revisão da literatura científica, a associação entre perda auditiva e baixa autoestima no idoso. Método: foi realizada uma revisão de literatura a cerca de trabalhos científicos que abordassem a perda auditiva em idosos, com seleção das publicações julgadas relevantes. Conclusão: existe associação entre a perda auditiva e a baixa autoestima em idosos e quanto maior o grau da perda auditiva mais evidente podem ser os sintomas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Escher Boger, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN)

Graduação em Fonoaudiologia,Especialição em Audiologia,Mestrado em Ciências da Saúde,Doutorado em Ciências da Saúde,Fonoaudióloga do Exército Brasileiro, Professora no curso de graduação em Fonoaudiologia do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

Monique Antunes de Souza Chelminski Barreto, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Graduação em Fonoaudiologia na UFSM-(1994-1997)Pós-graduação em Fonoaudiologia UFSM (1998-1999)Especialista em Psicopedagogia UFRJ (2000-2001)Especialista em Audiologia e Otoneurologia UFPE (2003-2004)Mestrado em Ciências da Saúde UnB (2010-2011)Doutoranda em Ciências da Saúde UnB (2012-final previsto para junho 2016)Fonoaudióloga clínica de 1998-2003Fonoaudióloga militar, do Exército Brasileiro, de 2003-2012Fonoaudióloga do GDF desde dezembro de 2012Atualmente Coordenadora de Fonoaudiologia no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) e professora no curso de graduação em Fonoaudiologia do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN)

André Luiz Lopes Sampaio, Universidade de Brasília

Médico, Otorrinolaringologista, Professor titular da UNB.

Downloads

Como Citar

1.
Boger ME, Barreto MA de SC, Sampaio ALL. A perda auditiva no idoso e suas interferências na linguagem e na vida psicossocial. Rev. G&S [Internet]. 29º de janeiro de 2016 [citado 29º de março de 2024];7(1):Pág. 407-412. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3436

Edição

Seção

Artigos de Revisão