MEDICAMENTOS E GRAVIDEZ:

UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS REALIZADOS NO BRASIL

Autores

  • Paloma Oliveira dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Tatiana de Oliveira Silva Alencar Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Bruno Rodrigues Alencar Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo

Objetivo: Identificar os estudos de utilização de medicamentos em gestantes, publicados no Brasil, explicitando as características dos mesmos e as perspectivas sobre estudos neste grupo populacional.

Métodos: Trata-se de um estudo de revisão, no qual foram analisados artigos publicados nas bases de dados Scielo e Lilacs, no período de 2000 a 2011.  Os dados foram organizados em tabelas e quadros e discutidos posteriormente.

Resultados: A maioria dos estudos foram desenvolvidos por instituições públicas de ensino, principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil, e tiveram como cenário a atenção básica de saúde. As gestantes fazem maior uso de medicamentos prescritos, sendo os antiácidos e analgésicos os mais comuns, inclusive nos casos de automedicação. Porém, não são alertadas quanto aos possíveis riscos, denotando lacunas no processo de atenção à saúde.

Conclusão: A produção de informações sobre utilização de medicamentos requer mais estudos, inclusive, a partir da abordagem qualitativa.  De todo modo, os estudos já realizados apontam para a necessidade de maior participação dos profissionais de saúde na promoção da prescrição e o uso racionais de medicamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paloma Oliveira dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduanda do curso de Ciências Farmacêuticas

Tatiana de Oliveira Silva Alencar, Universidade Estadual de Feira de Santana

Docente do Curso de Ciências Farmacêuticas - Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana

Bruno Rodrigues Alencar, Universidade Estadual de Feira de Santana

Docente do Curso de Ciências Farmacêuticas - Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana

Downloads

Publicado

17-08-2017

Como Citar

1.
dos Santos PO, Alencar T de OS, Alencar BR. MEDICAMENTOS E GRAVIDEZ:: UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS REALIZADOS NO BRASIL. Rev. G&S [Internet]. 17º de agosto de 2017 [citado 24º de abril de 2024];4(3):pag. 1102-1115. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/343

Edição

Seção

Artigos de Revisão