Planejamento familiar:

importância das práticas educativas em saúde para jovens na atenção básica

Autores

  • Karla Rona da Silva UFMG
  • Alessandra dos Santos Souza
  • Débora Janaina Pimenta
  • Roseana da Silva
  • Marina Dayrell de Oliveira Lima

Palavras-chave:

Gestão, Educação, Políticas de saúde

Resumo

O planejamento familiar é o direito que toda pessoa tem de optar em ter ou não ter filhos, por meio de uma assistência especializada e com informação. Estas informações são ofertadas por intermédio da atenção básica durante o programa de planejamento familiar. Englobar os adolescentes no planejamento familiar é uma tarefa de grande importância, sendo que neste período os jovens estão despertando em si a sexualidade. Por meio de estudos já realizados observa-se que há um despreparo da equipe de enfermagem para abordar esses usuários. Para tanto, este estudo propõe refletir sobre a importância das práticas educativas criativas em saúde a fim de contribuir para uma maior participação dos jovens e adolescentes nas atividades do planejamento familiar, utilizando como recurso metodológico a revisão de literatura, constituída principalmente por artigos científicos. Para o levantamento dos artigos na literatura, realizou-se uma busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), em diversos bancos de dados. Acredita-se que a abordagem de novas pedagogias de ensino baseadas na arte e criatividade poderá atrair os jovens e adolescentes ao programa. Disponibilizar informações lúdicas durante o planejamento familiar é uma das melhores formas de adesão a um programa de prevenção e promoção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Rona da Silva, UFMG

Doutora em Biomedicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte (2013). Mestre em Ciências da Saúde pela UNINCOR / Betim (2009). Especialista em Urgência e Atendimento pré-hospitalar Móvel pela Universidade Estácio de Sá/BH (2006). Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Aplicada da Universidade Federal de Minas Gerais. Curso de Gestão em Serviços de Saúde.

Alessandra dos Santos Souza

Graduada em Enfermagem do Centro Universitário Newton Paiva.

Débora Janaina Pimenta

Graduada em Enfermagem do Centro Universitário Newton Paiva.

Roseana da Silva

Graduada em Enfermagem do Centro Universitário Newton Paiva.

Marina Dayrell de Oliveira Lima

Graduanda em Enfermagem da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Downloads

Como Citar

1.
Silva KR da, Souza A dos S, Pimenta DJ, Silva R da, Lima MD de O. Planejamento familiar:: importância das práticas educativas em saúde para jovens na atenção básica. Rev. G&S [Internet]. 29º de janeiro de 2016 [citado 24º de abril de 2024];7(1):Pág. 327-342. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3428

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)