Índices de infestação predial do Aedes Aegypti por ciclo em Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil ”“ 2007 a 2013

Autores

  • Franklin Learcton Bezerra de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rejane Medeiros Millions Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • José Jailson de Almeida Junior Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Falconiere Leone Bezerra de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Gestão, Políticas de Saúde

Resumo

Objetivo: relatar a experiência do coordenador da vigilância em saúde do município de Santa Cruz sobre a série histórica dos índices de infestação predial do Aedes aegyptiMétodo: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo do tipo relato de experiência sobre os índices de infestação predial do Aedes aegypti no município de Santa Cruz, localizado no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Os resultados são derivados dos Levantamentos Rápidos dos Índices de Infestação Por Aedes aegypti (LIRAa), realizados nos anos de 2007 a 2013. Resultados e discussão: Através do LIRAa, tem-se o perfil dos focos do mosquito e, para que haja um controle do Aedes aegypti, o município deve investir na regularização da distribuição de água, no saneamento básico, ações educativas de prevenção e controle, substituição de depósitos, entre outras ações que promovam a redução do índice de infestação do mosquito e, consequentemente, vivenciar novas epidemias. Conclusão: o LIRAa é um instrumento metodológico bastante rico em informações úteis que podem nortear o poder público a desenvolver estratégias de controle vetorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franklin Learcton Bezerra de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em enfermagem pela Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialização em Dermatologia ministrado pelas Faculdades Integradas de Patos, na cidade de Natal - RN. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN, na área de concentração Enfermagem na atenção à saúde, linha de pesquisa Enfermagem na saúde mental e coletiva, tendo como orientadora Rejane Millions Viana Meneses. Atualmente exerce a função de professor temporário do magistério superior da UERN, campus Pau dos Ferros. Foi Professor Substituto do Magistério Superior da FACISA/UFRN. Atua principalmente nos seguintes temas: Vigilância em Saúde; Epidemiologia; Saúde Coletiva; Extensão Universitária; Práticas Pedagógicas; Dermatologia, Saúde do Idoso, Saúde da Mulher

Rejane Medeiros Millions, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Integrada de Patos/FIP (2009), mestrado em Política Planejamento e Assistência em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é Professora Associada II do Departamento e Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PGENF/UFRN, orientadora do Mestrado Acadêmico. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase nas ações promocionais e de atenção em Saúde Coletiva e Enfermagem na Saúde do adolescente e Adulto, atuando principalmente nos seguintes temas: referencial teórico-metodológico das Representações Sociais; História Oral; formação de recursos humanos incluindo EAD; políticas públicas de saúde, educação e segurança; extensão e pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativas, sexualidade humana. Pesquisadora CNPq. Membro do grupo de Pesquisa: Ações promocionais de atenção a grupos humanos em saúde mental e coletiva. Coordenadora do Curso de graduação de Enfermagem do Centro Universitário do Rio Grande do Norte/UNI-RN. Membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (triênio 2014/2017).

José Jailson de Almeida Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Educação em Saúde, Educação Permanente em Saúde e Extensão Universitária em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania em saúde, formação em saúde nos espaços extramuros, práticas educativas.

Falconiere Leone Bezerra de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) . Pós-graduação, nível especialização,Educação Ambiental e Geografia do Semiárido ministrado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, no Campus Santa Cruz - RN. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação - UERN, na área de concentração Formação Docente, linha de pesquisa Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente, tendo como orientador o prof. Dr. Sandro Soares de Souza e Coorientadora a Prof. Drª Hostina Maria Ferreira do Nascimento.

Downloads

Como Citar

1.
Oliveira FLB de, Millions RM, Almeida Junior JJ de, Oliveira FLB de. Índices de infestação predial do Aedes Aegypti por ciclo em Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil ”“ 2007 a 2013. Rev. G&S [Internet]. 29º de janeiro de 2016 [citado 19º de abril de 2024];7(1):Pág. 260- 269. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3417

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)