Aprendizagem baseada na problematização:

utilizando o Arco de Maguerez na graduação de enfermagem

Autores

  • Manuela Costa Melo Universidade de Brasilia
  • Lara Mabelle Milfont Boeckmann Universidade de Brasilia
  • Arlete Rodrigues Chagas da Costa Escola Superior de Ciências da Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
  • Ana Socorro de Moura Escola Superior de Ciências da Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
  • Dirce Guilhem Universidade de Brasilia

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência sobre as atividades desenvolvidas por docentes de uma escola de graduação em enfermagem. Métodos: Trata-se de relato de experiência de docentes do curso de graduação em enfermagem do Distrito Federal com acadêmicos do segundo ano, utilizando-se a Metodologia da Problematização, com enfoque no Arco de Maguerez, aplicado no cuidado da mulher em trabalho de parto A atividade foi realizada em centros obstétricos de dois hospitais públicos no ano de 2013. Resultados: No desenvolvimento das atividades, os acadêmicos aplicaram os princípios do Arco de Maguerez no cuidado integral à mulher em trabalho de parto, sendo possível identificar os problemas apresentados e realizar as intervenções necessárias para cada caso. Conclusão: O Arco de Maguerez mostrou-se uma ferramenta educacional efetiva, que permitiu valorizar a prática cotidiana e enriqueceu o processo de construção de conhecimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuela Costa Melo, Universidade de Brasilia

Manuela Costa Melo - Enfermeira. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Lara Mabelle Milfont Boeckmann, Universidade de Brasilia

Enfermeira. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Arlete Rodrigues Chagas da Costa, Escola Superior de Ciências da Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Docente da Escola Superior de Ciências da Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Brasília, Brasil.

Ana Socorro de Moura, Escola Superior de Ciências da Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Docente da Escola Superior de Ciências da Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Brasília, Brasil.

Dirce Guilhem, Universidade de Brasilia

Professora Titular da Universidade de Brasília. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Brasília, Brasil

Downloads

Como Citar

1.
Melo MC, Boeckmann LMM, Costa ARC da, Moura AS de, Guilhem D. Aprendizagem baseada na problematização:: utilizando o Arco de Maguerez na graduação de enfermagem. Rev. G&S [Internet]. 29º de janeiro de 2016 [citado 29º de março de 2024];7(1):Pág. 247-259. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3410

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)