Fatores determinantes para a indicação do parto operatório em maternidade pública de Teresina- PI

Autores

  • Kleiton Richard da Silva Araújo Universidade Estadual do Piauí- UESPI
  • Emanuele Cristina de Sousa Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI
  • José Francisco Ribeiro UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI
  • Thiago Vieira de Morais CENTRO UNIVERSITÁRIO DE TERESINA- ESTÁCIO/CEUT
  • Ananda Caroline Martins de Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
  • Bruna de Abreu Sepúlvedra SECRETARIA DE SAÚDE DO PIAUÍ-SESAPI

Palavras-chave:

Política de saúde

Resumo

Objetivo: Avaliar os fatores de riscos indicativos para o parto cesáreo em uma maternidade pública de referência no estado do Piauí. Métodos: Estudo de abordagem quantitativa, transversal- descritivo, utilizando dados coletados no período entre fevereiro e abril de 2014, no qual foram selecionadas 383 puérperas cesariadas, para a coleta de dados foi utilizado formulário, os dados foram analisados pelo programa estatístico SPSS 20.0 e organizados em tabelas. Resultados: Para a caracterização obstétrica das cesariadas foram analisados os seguintes dados: as condições maternas para indicação de cesáreas a pré-eclâmpsia representou 41,2% e das condições fetais, sofrimento fetal prevaleceu em 50% das indicações. Conclusão: Os esclarecimentos teóricos levantados neste estudo apontam para a existência de dúvidas sobre a magnitude da cesárea como uma tecnologia alternativa absoluta ou relativa para uma série de situações obstétricas específicas descritas pelo ministério da saúde, situações essas que se faz necessária uma interrupção da gestação no sentido de preservar a saúde da mulher ou do feto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Francisco Ribeiro, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI

ENFERMEIRO OBSTETRA. DOCENTE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ. MESTRE EM CIÊNCIA E SAÚDE.

Thiago Vieira de Morais, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE TERESINA- ESTÁCIO/CEUT

GRADUANDO DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE TERESINA- ESTÁCIO/CEUT.

Ananda Caroline Martins de Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI, Campus: Faculdade de Ciências Médicas -FACIME. Especializanda em Docência do Ensino Superior - FAIBRA.

Bruna de Abreu Sepúlvedra, SECRETARIA DE SAÚDE DO PIAUÍ-SESAPI

Enfermeira pela Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piaui (2009), Especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal do Piauí- UFPI (2012). Atualmente é Enfermeira Obstetra da Maternidade Dona Evangelina Rosa e trabalha na assistência direta ao trabalho de parto e nascimento. Professora e Preceptora da Residencia de Enfermagem Obstétrica pela UFPI/ABENFO e Instituto de Ensino Superior do Maranhão.

Downloads

Como Citar

1.
Araújo KR da S, Silva EC de S, Ribeiro JF, Morais TV de, Oliveira ACM de, Sepúlvedra B de A. Fatores determinantes para a indicação do parto operatório em maternidade pública de Teresina- PI. Rev. G&S [Internet]. 29º de janeiro de 2016 [citado 24º de abril de 2024];7(1):Pág. 148-158. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3401

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>