Análise da completude do grau de incapacidade em hanseníase da Regional de Saúde de Rondonópolis/MT

Autores

  • Gleys Rodrigues Rosa Faculdade de Ciências Humanas, Biológicas e da Saúde - Universidade de Cuiabá, Campus Primavera do Leste - MT.
  • Monia Maia Lima Faculdade de Ciências Humanas, Biológicas e da Saúde - Universidade de Cuiabá, Campus Primavera do Leste - MT.
  • Wagner Izidoro Brito Hospital Universitário Júlio Muller Cuiabá-MT
  • Antonio Marcos Moreira Faculdade de Ciências Humanas, Biológicas e da Saúde - Universidade de Cuiabá, Campus Primavera do Leste - MT

Palavras-chave:

Hanseníase, Epidemiologia, Indicadores

Resumo

Objetivo: analisar a completude do banco de dados referente ao grau de incapacidade em hanseníase entre os municípios da Regional de Saúde de Rondonópolis - MT, entre os anos de 2007 a 2011. Métodos: pesquisa quali-quantitiva, de característica descritiva - explicativa. As variáveis foram compiladas a partir do Sistema de Informação de Agravos de Notificações. Resultados: No período analisado, foram notificados 1832 casos novos de hanseníase, com um maior predomínio no município de Rondonópolis, com 960 casos (52,4%). Com relação ao grau de incapacidade no momento do diagnóstico, 89,79% dos pacientes foram avaliados, sendo que 13 dos 19 municípios se classificaram no parâmetro bom. Entretanto, este mesmo indicador apresentou uma redução no momento da alta por cura para 67,02% (762 casos). Conclusão: Diante desse perfil, salienta-se a necessidade do fortalecimento das ações integradas e intersetoriais, no intuito de aprimorando o monitoramento deste indicador, necessário para o planejamento e desenvolvimento das ações em nível da atenção básica em todos os municípios da regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleys Rodrigues Rosa, Faculdade de Ciências Humanas, Biológicas e da Saúde - Universidade de Cuiabá, Campus Primavera do Leste - MT.

Enfermeira. Formada na Faculdade de Ciências Humanas, Biológicas e da Saúde - Universidade de Cuiabá, Campus Primavera do Leste - MT.

Monia Maia Lima, Faculdade de Ciências Humanas, Biológicas e da Saúde - Universidade de Cuiabá, Campus Primavera do Leste - MT.

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública pela UNIC. Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso. Docente da Faculdade de Ciências Humanas, Biológicas e da Saúde - Universidade de Cuiabá, Campus Primavera do Leste - MT.

Wagner Izidoro Brito, Hospital Universitário Júlio Muller Cuiabá-MT

Biólogo. Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialista em Saúde Pública.

Antonio Marcos Moreira, Faculdade de Ciências Humanas, Biológicas e da Saúde - Universidade de Cuiabá, Campus Primavera do Leste - MT

Enfermeiro. Docente da Faculdade de Ciências Humanas, Biológicas e da Saúde - Universidade de Cuiabá, Campus Primavera do Leste - MT. Mestre em Saúde Coletiva. Especialista em Saúde Pública. Especialista em Gestão em Saúde. Especialista em Enfermagem do Trabalho

Downloads

Publicado

29-01-2016

Como Citar

1.
Rosa GR, Lima MM, Brito WI, Moreira AM. Análise da completude do grau de incapacidade em hanseníase da Regional de Saúde de Rondonópolis/MT. Rev. G&S [Internet]. 29º de janeiro de 2016 [citado 24º de abril de 2024];7(1):Pág. 82-95. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3390

Edição

Seção

Artigos Originais