COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM SITUAÇÃO DE URGÊNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA:

EXPERIÊNCIA DE UM CURRÍCULO DE ENFERMAGEM ORIENTADO POR COMPETÊNCIAS

Autores

  • Luís Carlos Lopes-Júnior ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO -EERP/USP
  • Mariana Lieka Assega FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA - FAMEMA
  • Michelle Lopes Machado Universidade de Marília - UNIMAR
  • Milena Flória-Santos ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP
  • Sueli Moreira Pirolo FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA - FAMEMA

Resumo

Este estudo objetiva relatar a experiência de dois discentes da última série de enfermagem de uma faculdade brasileira pioneira no uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, no atendimento de urgência a uma usuária na atenção básica. Este atendimento que foi metodologicamente problematizado desencadeou junto à equipe de saúde, composta por enfermeiro, médico, auxiliares de enfermagem e agente comunitário de saúde, uma reflexão sobre a organização do processo de trabalho. Para tanto, utilizou-se como ferramenta de gestão a educação permanente norteada pelo Método Altadir de Planificação Popular, os quais contribuíram para o desenvolvimento da competência gerencial do enfermeiro. A equipe de saúde identificou problemas durante atendimento, analisou suas causas e consequências e propôs intervenções no âmbito da gestão e organização do processo de trabalho para qualificar esta prática. Esse relato pode ser útil para o delineamento e a execução de um exercício de gestão em que se propõe problematizar a realidade, com vistas a articular teoria e prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Carlos Lopes-Júnior, ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO -EERP/USP

Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Aprimoramento em "Assistência de Enfermagem a famílias em risco ou acometidas por Síndromes Neoplásicas Hereditárias" - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP/USP). Mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Especialização em Oncologia pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Doutorando do Programa de Pós Graduação em Enfermagem em Saúde Pública da EERP/USP - Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem. Membro da Sociedade Honorífica de Enfermagem Sigma Theta Tau International (STTI), Capítulo Rho Upsilon. Membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem no Cuidado à Criança e ao Adolescente GPECCA/CNPq. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Oncologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem Oncológica, Oncopediatria, Oncogenética e Educação em Genética e Genômica para Enfermagem.

Mariana Lieka Assega, FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA - FAMEMA

Enfermeira. Residente pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) - Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil.

Michelle Lopes Machado, Universidade de Marília - UNIMAR

Psicóloga. Psicóloga Assistente do Ambulatório de Saúde Mental de Paraguaçu Paulista-SP.

Milena Flória-Santos, ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da EERP/USP, Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem. Endereço: Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública, EERP/USP. Av. Bandeirantes, 3900, CEP: 14040-902 - Ribeirão Preto, SP, Brasil. Tel (16) 3602-0539 Fax (16) 3633-3271, e-mail: milena@usp.br.

Sueli Moreira Pirolo, FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA - FAMEMA

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (USP). Docente em Enfermagem Clínica do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília, Endereço: Av. Monte Carmelo, 800, CEP 17519-030 ”“ Marília/SP/Brasil Tel (14)3402-4417, e-mail: pirolo@famema.br

Downloads

Publicado

17-08-2017

Como Citar

1.
Lopes-Júnior LC, Assega ML, Machado ML, Flória-Santos M, Pirolo SM. COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM SITUAÇÃO DE URGÊNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA:: EXPERIÊNCIA DE UM CURRÍCULO DE ENFERMAGEM ORIENTADO POR COMPETÊNCIAS. Rev. G&S [Internet]. 17º de agosto de 2017 [citado 28º de março de 2024];4(3):pag. 995-1005. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/336

Edição

Seção

Relatos de Experiências