RENEM - Relação nacional de equipamentos e materiais permanentes financiáveis para o SUS

Autores

  • Murilo Contó OPAS - Organização Pan-Americana de Saúde
  • Clarice Alegre Petramale Ministério da Saúde

Palavras-chave:

Gestão

Resumo

Introdução: O Ministério da Saúde (MS) apoia instituições vinculadas ao SUS a melhorarem sua infraestrutura tecnológica, financiando a aquisição de equipamentos e materiais. Considerando que os recursos são sempre finitos, a definição dos equipamentos mais custo-efetivos para essa finalidade é premente. Objetivo: Descrever a construção e gestão da Relação Nacional de Equipamentos e Materiais financiáveis para o SUS (RENEM). Metodologia: Trata-se de um relato de experiência descritivo das ações do MS para aprimorar o processo de incorporação e investimentos em equipamentos médicos, através de observação participante no período de 2008 a 2014. Resultados: A adoção da RENEM a partir da padronização de nomenclaturas conforme o porte/complexidade dos equipamentos permitiu que um sistema informatizado (SIGEM) fosse desenvolvido para estruturar a distribuição tecnológica conforme o tipo de serviço, mantendo também repositórios de informações técnico-econômicas para a elaboração de especificações e valores de financiamento. Os equipamentos passaram a ser solicitados apenas em conformidade com o perfil assistencial da instituição, com especificações técnicas e valores condizentes com seu porte/complexidade. Conclusão: Gestores de todo país passaram a ter acesso a informações relevantes para a formulação de projetos de investimentos, promovendo uma melhor alocação de tecnologias com otimização e eficiência no uso dos recursos da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Contó, OPAS - Organização Pan-Americana de Saúde

Graduado em Tecnologia em Saúde com MBA em Gestão Executiva em Saúde e especializações em Engenharia Clínica e Administração Hospitalar. Consultor Nacional em Gestão de Tecnologias em Saúde da OPAS-OMS.

Clarice Alegre Petramale, Ministério da Saúde

Médica, Infectologista, Diretora do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS) do Ministério da Saúde e Presidente da Comisão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS - CONITEC.

Downloads

Publicado

29-10-2015

Como Citar

1.
Contó M, Petramale CA. RENEM - Relação nacional de equipamentos e materiais permanentes financiáveis para o SUS. Rev. G&S [Internet]. 29º de outubro de 2015 [citado 18º de abril de 2024];6(4):Pág. 3213-3224. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3325

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)