RESPONSABILIDADES DE GESTÃO EM AUDITORIA:

ANÁLISE DO PACTO PELA SAÚDE EM ESTADOS BRASILEIROS

Autores

  • Fábio Solon Tajra Professor Assistente de Saúde Coletiva do Departamento de Medicina Comunitária / Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Angelo Brito Rodrigues Professor Auxiliar I do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Campus Almicar Ferreira Sobral (CAFS)
  • Rosana Solon Tajra Professora Efetiva do curso de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú no município de Sobral, Ceará.
  • Pedro Gomes Cavalcante Neto Professor do Curso de Medicina de Sobral, da Universidade Federal do Ceará.
  • Maria Socorro de Araújo Dias Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ceará.
  • Geison Vasconcelos Lira Professor assistente do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará ”“ Campus Sobral

Palavras-chave:

Gestão, Políticas de Saúde

Resumo

O Pacto pela Saúde foi apresentado como uma proposta de avanço estratégico e de formalização na área da saúde. A partir disso, houve a necessidade da assinatura do Termo de Compromisso de Gestão (TCG) que reuniu alguns dos compromissos assumidos pelos gestores como a auditoria em saúde. O objetivo deste estudo é analisar o cumprimento das responsabilidades de gestão acerca do eixo de auditoria no SUS tendo como referência o TCG entre os estados brasileiros. Foi realizada pesquisa documental a partir da fonte de dados disponíveis na Sala de Apoio Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde. Foram observados níveis satisfatórios (80,77%) quanto ao cumprimento destas responsabilidades. Contudo, faz-se necessário maior empenho da gestão, uma vez que a auditoria tem assumido, ao longo do processo de reforma sanitária, significativo apoio ao processo decisório na garantia dos princípios de eficácia, eficiência, efetividade e economicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Solon Tajra, Professor Assistente de Saúde Coletiva do Departamento de Medicina Comunitária / Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestre em biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral;Especialista em Saúde da Família pela Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia em Sobral, Ceará;Especialista em Auditoria em Sistemas e Serviços de Saúde pela Associação Brasileira de Odontologia - Secção Ceará em Fortaleza;Especialista em Gestão em Serviços de Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará em Fortaleza.

Angelo Brito Rodrigues, Professor Auxiliar I do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Campus Almicar Ferreira Sobral (CAFS)

Enfermeiro. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2010). Professor Auxiliar I do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Campus Almicar Ferreira Sobral (CAFS).

Rosana Solon Tajra, Professora Efetiva do curso de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú no município de Sobral, Ceará.

Cirurgiã-dentista. Mestre em Gestão e Modernização Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e Universidade Internacional de Lisboa (2005). Colaboradora da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professora Efetiva do curso de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú no município de Sobral, Ceará.

Pedro Gomes Cavalcante Neto, Professor do Curso de Medicina de Sobral, da Universidade Federal do Ceará.

Médico. Mestre em Saúde Pública pela UFC (2008). Especialista em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral/CE (2004). Titulado em Medicina de Família e Comunidade pela Sociedade Brasileira da especialidade (2006). Professor do Curso de Medicina de Sobral, da Universidade Federal do Ceará. Coordenador do Internato em Medicina de Família e Coordenador Geral do Módulo Longitudinal de Atenção Básica.

Maria Socorro de Araújo Dias, Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ceará.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Comunitária pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ceará. Coordenadora Adjunta e docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família pela Rede Nordeste em Saúde da Família/Nucleadora UVA. Docente do Mestrado Acadêmico em Saúde da Família UFC/Sobral. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa Educação Transformadora, Saúde Coletiva e Saúde Coletiva/UVA/CNPq.

Geison Vasconcelos Lira, Professor assistente do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará ”“ Campus Sobral

Médico. Mestre em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza (2003) e Doutorado em Educação pela UFC (2010). Professor assistente do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará ”“ Campus Sobral, desenvolvendo pesquisa na temática de avaliação curricular em Educação Médica.

Downloads

Publicado

17-08-2017

Como Citar

1.
Tajra FS, Rodrigues AB, Tajra RS, Cavalcante Neto PG, Dias MS de A, Lira GV. RESPONSABILIDADES DE GESTÃO EM AUDITORIA:: ANÁLISE DO PACTO PELA SAÚDE EM ESTADOS BRASILEIROS. Rev. G&S [Internet]. 17º de agosto de 2017 [citado 29º de março de 2024];4(3):pag. 946-962. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/331

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)