Diagnóstico do sistema de vigilância alimentar e nutricional em uma unidade básica de saúde - Cuiabá/MT

Autores

  • Amélia Dreyer Machado Universidade Federal de Mato Grosso
  • Eugênia Francisca Carvalho Callejas Prefeitura Municipal de Cuiabá
  • Sebastiao Junior Henrique Duarte Faculdade de Enfermagem - campus Cuiabá Universidade Federal de Mato Grosso
  • Vanessa Behrends Rodrigues
  • Adriani de Figueiredo Pereira
  • Isabela Pitta da Silva Curty
  • Alice Aparecida Morais Santos

Palavras-chave:

Avaliação de programas e projetos de saúde, Atenção primária à saúde, Vigilância nutricional

Resumo

O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) é um sistema de vigilância que mantém informações sobre a alimentação e nutrição da população e também armazena dados das condições nutricionais que podem afetar sua saúde. Assim, o objetivo do presente estudo foi realizar o diagnóstico da realidade do SISVAN Unidade Básica de Saúde (UBS) Despraiado I/Cuiabá-MT. A coleta de dados aconteceu em agosto de 2010 com base em formulários previamente elaborados, destinados à equipe de saúde da família (ESF), à responsável técnica pelo programa, bem como anotações dos cadastros existentes na UBS. O início do SISVAN na UBS estudada deu-se no ano de 2007 e detectaram-se dados inconsistentes e incompletos nos 43 formulários encontrados, com cobertura de 0% da população adstrita. A equipe se sentiu incapaz de implementar as ações pertinentes ao SISVAN e questiona a falta de retorno para a comunidade quanto a melhorias no seu padrão de consumo alimentar. Por sua vez a responsável técnica do SISVAN atribui às UBS as falhas existentes, como baixa cobertura e dados inconsistentes. Observa-se a importância de capacitar a ESF para o aumento da cobertura e qualidade dos dados no preenchimento dos formulários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amélia Dreyer Machado, Universidade Federal de Mato Grosso

Nutricionista, Professora Assistente do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

26-07-2017

Como Citar

1.
Machado AD, Callejas EFC, Duarte SJH, Rodrigues VB, Pereira A de F, Curty IP da S, et al. Diagnóstico do sistema de vigilância alimentar e nutricional em uma unidade básica de saúde - Cuiabá/MT. Rev. G&S [Internet]. 26º de julho de 2017 [citado 20º de abril de 2024];2(1):135-7. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/33

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>