Caminhos da contratualização no setor de saúde pública no Distrito Federal de 2010 a 2012

Autores

  • Amilton Paulino Silva
  • Andrea de Oliveira Gonçalves
  • Elioenai Dornelles Alves

Resumo

Esse trabalho promove uma discussão acerca da contratualização no setor de saúde, em especial no âmbito do Distrito Federal, no período de 2010 a 2012, abordando o reflexo da política neoliberal na Reforma do Aparelho do Estado no Brasil e algumas de suas implicações no setor de saúde, com foco na utilização da contratualização como uma ferramenta disponível ao Estado para a promoção da equidade na prestação de serviços de saúde e no paradigma do modelo gerencial que se hibridiza com ferramentas do mercado. No caso da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (doravante SES/DF), os contratos relacionados ao atendimento de saúde básica e os contratos de média e alta complexidade representam pouco mais de 17% do total dispendido com contratos. Desses, apenas 4,68% e 4,41% estão destinados aos contratos de gestão, respectivamente nos anos de 2010 e de 2012, o que sugere a necessidade de estudo analítico detalhado como forma de identificação dos fatores que determinam o baixo índice de contratualização na SES/DF, bem como de análise da viabilidade (ou não) dessa modalidade no campo da gestão pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amilton Paulino Silva

(in memorian) Estudante de doutoramento no Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA), da Universidade de Brasília até março de 2014. Infelizmente o tempo não foi suficiente para  que nosso amigo e aluno finalizasse o curso.

Andrea de Oliveira Gonçalves

Professora orientadora e amiga. Programa de Pós Graduação em Gestão Pública (PPGP), da Universidade de Brasília.

Elioenai Dornelles Alves

(In memorian) Professor orientador  e amigo. Programa de Pós Graduação em Gestão Pública (PPGP), da Universidade de Brasília. Infelizmente o nosso amigo partiu em julho de 2015,  sem ver o resultado deste ensaio.

Downloads

Como Citar

1.
Silva AP, Gonçalves A de O, Alves ED. Caminhos da contratualização no setor de saúde pública no Distrito Federal de 2010 a 2012. Rev. G&S [Internet]. 6º de outubro de 2015 [citado 18º de abril de 2024];6(3):Pág. 2987-3008. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3296

Edição

Seção

Temas Livres em Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>