Resíduos sólidos:

coleta seletiva estímulo para o aumento da reciclagem e melhoria de renda dos catadores

Autores

  • Maria do Carmo Barbosa Maciel Souza EW Educacional
  • Ivani Souza Mello Universidade Estadual de Mato Grosso. EW Educacional (Cursos de Pós-graduação em Saneamento Ambiental). Unic - Universidade de Cuiabá. (Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica).

Resumo

Atualmente há enorme geração de resíduos sólidos por parte da humanidade que se tornaram problema visível e emergente, e que levam a consequencias como o entupimento de galerias que acabam por causar alagamentos, poluição das águas que geram e dissipam doenças, além de favorecer  o desequilíbrio sanitário. Com base em metodologia de pesquisa bibliográfica investigativa, realizou-se este estudo com a proposta de verificar se a coletiva seletiva se mostra como um estímulo para o aumento da reciclagem, e para a melhora de renda de catadores de materiais recicláveis que quando administrados de forma correta, podem servir de base para o sustento de famílias através da segregação de materiais recicláveis que podem ser comercializados e servir como melhora da base econômica. Houve considerações sobre o lixo, coleta seletiva e reciclagem, coleta seletiva, associações e cooperativas e a política nacional de resíduos sólidos e a educação ambiental. Conclui-se que a inclusão social do catador de lixo infelizmente é uma tarefa árdua e que requer uma atenção maior por parte do poder público e que infelizmente tal fato não vem ocorrendo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Barbosa Maciel Souza, EW Educacional

Pós-graduada em saneamento ambiental.

Ivani Souza Mello, Universidade Estadual de Mato Grosso. EW Educacional (Cursos de Pós-graduação em Saneamento Ambiental). Unic - Universidade de Cuiabá. (Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica).

Possui graduação em Quimica Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e mestrado em Geociências na área de geoquímica pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011). Atualmente atua em Educação a Distância como orientador de tcc - Pós-Graduação Latu Senso em Educação Ambiental e Saneamento Ambiental e tutora do Curso de Gestão em Saúde.Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão em saúde, organização, adsorção, caracterização e planejamento.

Downloads

Como Citar

1.
Souza M do CBM, Mello IS. Resíduos sólidos:: coleta seletiva estímulo para o aumento da reciclagem e melhoria de renda dos catadores. Rev. G&S [Internet]. 6º de outubro de 2015 [citado 18º de abril de 2024];6(3):Pág. 2959-2981. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3293

Edição

Seção

Temas Livres em Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)