Revisão da literatura sobre motivação para o autocuidado na atenção primária em saúde

Autores

  • Aline Esteves Pacheco
  • Maria José Moraes Antunes UNASUS - UFMG NESCON: Curso de Especialização em Saúde da Família

Palavras-chave:

Políticas de Saúde

Resumo

O cuidado tem repercussão na saúde das pessoas e cuidar ou ser cuidado depende de práticas em benefício do indivíduo, para a manutenção da vida, a saúde e o bem estar. Na compreensão do tema foi possível refletir acerca dos diferentes motivos e fatores que motivam as pessoas a se auto cuidarem. Justificou este estudo o compromisso da autora com o desenvolvimento da atenção primária em saúde, relacionada com a qualidade de vida e com o empoderamento individual e de grupos sociais. Para tanto foram selecionados artigos publicados pertinentes ao tema, selecionados em bases de dados nacionais, já que oferecem atualmente recursos de busca internacional. Como resultado observou-se que as estratégias da educação para a saúde, a organização do processo de trabalho por problemas e o respeito à individualidade e aos direitos das pessoas, são fatores que podem estimular o autocuidado permanente. O fortalecimento da pessoa fragilizada possibilita o enfrentamento positivo dos desafios, assegurando a elaboração de projetos de saúde adequados às particularidades de cada comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Esteves Pacheco

Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal de Alfenas. Especialista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou na Atenção Primária e no nível central da Secretaria de Saúde de sua cidade natal, Divinópolis.

Maria José Moraes Antunes, UNASUS - UFMG NESCON: Curso de Especialização em Saúde da Família

Enfermeira. Doutora e orientadora de TCC em cursos de especialização.

Downloads

Como Citar

1.
Pacheco AE, Antunes MJM. Revisão da literatura sobre motivação para o autocuidado na atenção primária em saúde. Rev. G&S [Internet]. 6º de outubro de 2015 [citado 24º de abril de 2024];6(3):Pág. 2907-2918. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3288

Edição

Seção

Artigos de Revisão