Condições higienico sanitarias de feiras livres:

uma revisão integrativa

Autores

  • Johnata da Cruz Matos Universidade de Brasília - UnB; Hospital Universitário de Brasilia - HUB
  • Lorena Raice Souza Benvindo
  • Thayrine Oliveira Silva
  • Luíza Marly Freitas de Carvalho

Resumo

O objetivo do estudo é realizar um levantamento da literatura sobre as condições higiênico-sanitárias de feiras livres no Brasil a partir da análise de artigos publicados em revistas indexadas. Nesse sentido, este estudo é delineado como uma revisão integrativa da literatura, sendo realizada uma busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando os descritores em saúde: Condições sanitárias; Manipulação de alimentos, e Higiene dos alimentos de modo a encontrar 14 artigos  que se enquadraram no critério de inclusão do estudo. Após a categorização dos artigos foi possível constatar que na maioria das feiras livres avaliadas, as condições higiênicas de comercialização dos produtos alimentícios são insatisfatórias, constituindo-se um importante vetor no processo de contaminação e proliferação de doenças de origem alimentar. A maior dificuldade encontrada nas feiras é que a há uma necessidade de realizar medidas corretivas a fim de reduzir os riscos nos ambientes em que esses alimentos são comercializados.

Descritores: Condições sanitárias; Manipulação de alimentos; Higiene dos alimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Johnata da Cruz Matos, Universidade de Brasília - UnB; Hospital Universitário de Brasilia - HUB

Enfermeiro do Hospital Universitário de Brasília. Filósofo. Teólogo. Mestrando em Enfermagem pela Universidade de Brasília ”“ UnB.  Especialista em Gestão em Saúde Pública e Especialista em Formação Pedagógica para o Ensino Superior na Área de Saúde. Brasília (DF), Brasil.

Lorena Raice Souza Benvindo

Nutricionista. Graduada pela Faculdade Santo Agostinho de Teresina.

Thayrine Oliveira Silva

Nutricionista. Graduada pela Faculdade Santo Agostinho de Teresina.

Luíza Marly Freitas de Carvalho

Nutricionista e Educadora Física. Mestre em Alimentos e Nutrição pela Universidade Federal do Piauí ”“ UFPI. Docente do curso de Nutrição na Faculdade Santo Agostinho de Teresina.

Downloads

Como Citar

1.
Matos J da C, Benvindo LRS, Silva TO, Carvalho LMF de. Condições higienico sanitarias de feiras livres:: uma revisão integrativa. Rev. G&S [Internet]. 6º de outubro de 2015 [citado 24º de abril de 2024];6(3):Pág. 2884-2893. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3281

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)