RELEVÂNCIA DO SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR NA VISÃO DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Anna Paula Santos Freire Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Tatiane Marques Custódia Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Écila Campos Mota Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Rogério Gonçalves da Rocha Centro Universitário Internacional (Uninter)

Palavras-chave:

Infecção Hospitalar, Unidade de Terapia Intensiva, Equipe de Enfermagem

Resumo

Este estudo objetivou identificar a relevância do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar em um Centro de Terapia Intensiva na visão de técnicos de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória e de campo. Foi utilizada uma entrevista na qual se aplicou um roteiro semi-estruturado a onze técnicos de enfermagem que trabalham na Terapia Intensiva de uma fundação hospitalar. O estudo teve o projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, protocolo nº. 2417/2010. Quanto ao entendimento acerca dos benefícios oriundos do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar para o setor, contatou-se que os entrevistados citaram por mais vezes a prevenção das infecções; também foi mencionado como benfeitoria à manutenção da organização do setor, a qualidade e segurança da assistência prestada como sendo outros benefícios gerados por este Serviço executor das normas. Conclui-se que os técnicos de enfermagem possuem um déficit de conhecimento acerca das atividades desenvolvidas pelo serviço de controle às infecções já que as atuações dos membros executores da Comissão regulamentadora englobam uma série de ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Enfermeiro pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-Moc). Especialista em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Pós-Graduando em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Unimontes.

Anna Paula Santos Freire, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Enfermeira pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-Moc). Especialista em Vigilância e Controle de Infecção dos Serviços de Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Coordenadora do setor de oncologia da Fundação Dilson de Quadros Godinho de Montes Claros/MG.

Tatiane Marques Custódia, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Enfermeira pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-Moc). Especialista em Vigilância e Controle de Infecção dos Serviços de Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Écila Campos Mota, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Enfermeira pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente da UNIMONTES e FIP-Moc.

Rogério Gonçalves da Rocha, Centro Universitário Internacional (Uninter)

Enfermeiro pela Universidade Estadual de montes Claros (UNIMONTES). Pós-Graduando em Auditoria em Saúde pelo Centro universitário Internacional (UNINTER).

Downloads

Publicado

15-08-2017

Como Citar

1.
da Silva PLN, Freire APS, Custódia TM, Mota Écila C, da Rocha RG. RELEVÂNCIA DO SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR NA VISÃO DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM. Rev. G&S [Internet]. 15º de agosto de 2017 [citado 28º de março de 2024];4(3):pag. 886-895. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/323

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)