Estado nutricional e consumo alimentar de hipertensos e diabéticos em uma unidade de saúde/Várzea Grande/MT

Autores

  • Amélia Dreyer Machado Universidade Federal de Mato Grosso
  • Silvia Brito Universidade Federal de Mato Grosso
  • Lucas Alcântara Pimenta
  • Débora Coelho de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde, Estado nutricional, Diabetes melittus, hipertensão

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo estudar o estado nutricional e consumo alimentar de hipertensos e diabéticos cadastrados na Unidade Básica de Saúde Baltazar Pereira no município de Várzea Grande ”“ MT. Trata-se de um estudo epidemiológico, de delineamento transversal, onde participaram 146 indivíduos. A coleta dos dados aconteceu de outubro de 2010 a janeiro de 2011 utilizando-se de um questionário/formulário previamente elaborado, contendo questões pertinentes a dados sociodemográficos e antropométricos bem como características referentes ao padrão alimentar baseadas no Guia Alimentar de Bolso. Notou-se um predomínio de indivíduos idosos (62,3%), do sexo feminino (75,6%), de baixa escolaridade (74% não cursou Ensino Médio), baixa aquisição econômica (97,9% com renda familiar abaixo de 5 salários mínimos), além de sedentarismo(74%) e sobrepeso ou obesidade (73,3%). Quanto a alimentação, 27,4% fazem no mínimo 5 refeições diárias, 95,7% não adicionam sal à comida pronta e 39,7% fazem a leitura das informações nutricionais contidas no rótulo dos alimentos. Diante disso, percebe-se a necessidade de ações que promovam uma alimentação saudável voltada a esse público e a prática de exercícios físicos como formas de controle do peso corporal e prevenção de agravos à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amélia Dreyer Machado, Universidade Federal de Mato Grosso

Nutricionista, Professora Assistente do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso.

Silvia Brito, Universidade Federal de Mato Grosso

Acadêmica de Nutrição, bolsista do PET Saúde/SF

Lucas Alcântara Pimenta

Acadêmico de Medicina, bolsista do PET Saúde/SF

Débora Coelho de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

Acadêmica de Nutrição, bolsista do PET Saúde/SF

Downloads

Publicado

26-07-2017

Como Citar

1.
Machado AD, Brito S, Pimenta LA, de Oliveira DC. Estado nutricional e consumo alimentar de hipertensos e diabéticos em uma unidade de saúde/Várzea Grande/MT. Rev. G&S [Internet]. 26º de julho de 2017 [citado 20º de abril de 2024];2(1):130-4. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/32

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)