Conhecimento de pacientes acerca da quimioterapia antineoplasica

Autores

  • Flávia Oliveira de Almeida Marques da Cruz Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília (PPGEnf/UnB).
  • Nayara Narley Pires Vieira Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília (PPGEnf/UnB)
  • Natália de Melo Manzi Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília (PPGEnf/UnB).
  • Carolina de Souza Custódio
  • Priscila de Souza Maggi Bontempo
  • Christiane Inocêncio Vasques
  • Paula Elaine Diniz dos Reis

Resumo

Objetivo: avaliar o entendimento e a percepção dos pacientes com câncer em relação à quimioterapia antineoplásica, no que concerne aos efeitos colaterais e às medidas de prevenção/controle destes. Método: estudo transversal, com abordagem qualitativa, realizado em um ambulatório de quimioterapia de um hospital universitário de Brasília, Distrito Federal. Resultados: foram avaliados 50 pacientes, no período de janeiro de 2012 a fevereiro de 2013, que seriam submetidos à primeira infusão de quimioterapia antineoplásica. Evidenciou-se déficit de conhecimento dos entrevistados acerca da quimioterapia antineoplásica bem como do manejo de seus efeitos colaterais. Entretanto, náusea/vômito, alopecia, mucosite, diarreia, perda do apetite e fadiga foram relatados como efeitos frequentes. A maioria dos entrevistados conseguiu identificar apenas a atuação da equipe médica e o uso de terapias farmacológicas para controle dos sinais e sintomas relacionados ao tratamento. Conclusão: a partir dos resultados apresentados, verificou-se importante déficit de conhecimento acerca da quimioterapia antineoplásica e prevenção/controle de seus efeitos colaterais. Tal fato motivou a elaboração de manuais de orientações direcionados aos pacientes submetidos à quimioterapia antineoplásica sobre os cuidados necessários ao controle de sinais e sintomas decorrentes deste tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Cruz FO de AM da, Vieira NNP, Manzi N de M, Custódio C de S, Bontempo P de SM, Vasques CI, et al. Conhecimento de pacientes acerca da quimioterapia antineoplasica. Rev. G&S [Internet]. 6º de outubro de 2015 [citado 29º de março de 2024];6(3):Pág. 2623-2638. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3134

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)