Atuação do enfermeiro na prevenção da obesidade infantil em uma capital do Nordeste

Autores

  • Johnata da Cruz Matos Universidade de Brasília - UnB; Hospital Universitário de Brasilia - HUB
  • Keilla Jarlenne Silva Costa Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Fabrícia Castelo Branco de Andrade Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Érica Viviane Amorim Alvarenga Hospital Universitário de Brasília - HUB
  • Micheline Veras de Moura Henriques Universidade de Brasília - UnB; Hospital Universitário de Brasilia - HUB

Palavras-chave:

Enfermagem

Resumo

A prevalência da obesidade infantil tem aumentado em todo o mundo. Nesse contexto, o enfermeiro pode intervir neste processo estabelecendo parcerias e programas para prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil. O presente estudo objetivou conhecer a atuação do enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família na prevenção da obesidade infantil. Dessa forma, este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva desenvolvida no município de São Luís- MA, em seis instituições de saúde para coleta de dados sendo uma Unidade Mista de Saúde, e cinco Centros de Saúde. Após a finalização da coleta dos dados foi realizada a análise temática a fim de descobrir os núcleos de sentido de modo a possibilitar a construção das seguintes categorias: 1) Sobre as definições de obesidade infantil; 2) A atuação do enfermeiro na prevenção da obesidade infantil; 3) O enfermeiro e o Programa Saúde na Escola ”“ PSE; e 4) Dificuldades que permeiam o cuidar. Conclui-se, portanto, que a atuação da enfermagem no combate a obesidade infantil é muito importante para se desenvolver ações de promoção da saúde junto à criança e famílias.

Descritores: Saúde da Criança; Obesidade Infantil; Cuidados de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Johnata da Cruz Matos, Universidade de Brasília - UnB; Hospital Universitário de Brasilia - HUB

Enfermeiro do Hospital Universitário de Brasília. Mestrando em Enfermagem pela Universidade de Brasília ”“ UnB. Especialista em Formação Pedagógica para o Ensino Superior na Área de Saúde e Especialista em Saúde Mental, ambas pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI. Brasil.

Keilla Jarlenne Silva Costa, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Enfermeira. Graduada pelo Centro de Ensino Superior de Grajaú ”“ CESGRA, polo da Universidade Estadual do Maranhão ”“ UEMA.

Fabrícia Castelo Branco de Andrade, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Enfermeira. Mestranda em Saúde da Mulher pela Universidade Federal do Piauí. Pós Graduada em Urgência e Emergência pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI. Brasil.

Érica Viviane Amorim Alvarenga, Hospital Universitário de Brasília - HUB

Enfermeira do Hospital Universitário de Brasília. Especialista em Saúde da Família e Especialista em Terapia Intensiva pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI. Brasília (DF), Brasil.

Micheline Veras de Moura Henriques, Universidade de Brasília - UnB; Hospital Universitário de Brasilia - HUB

Enfermeira do Hospital Universitário de Brasília ”“ HUB. Coordenadora do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde. Mestranda, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/PPGENF, Universidade de Brasília/UnB, Brasília (DF), Brasil.

Downloads

Como Citar

1.
Matos J da C, Costa KJS, Andrade FCB de, Alvarenga Érica VA, Henriques MV de M. Atuação do enfermeiro na prevenção da obesidade infantil em uma capital do Nordeste. Rev. G&S [Internet]. 6º de outubro de 2015 [citado 29º de março de 2024];6(3):Pág. 2608-2622. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3133

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)