Acidentes de trabalho no meio rural:

perfil do trabalhador acidentado em Santa Catarina

Autores

  • Sergio Begnini Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.
  • Lirane Elise Defante Ferreto Almeida Universidade Estadual do oeste do Paraná - UNIOESTE.

Palavras-chave:

Políticas de Saúde

Resumo

As informações referentes a ocorrência de acidentes de trabalho no Brasil, são poucas e fragmentadas. Por diversos motivos, essa realidade é ainda mais preocupante nas áreas rurais. Este estudo tem como objetivo principal caracterizar o perfil do trabalhador rural que sofreu acidentes de trabalho no período de 2008 a 2013, na região formada pelas microrregiões de Chapecó, Concórdia e Xanxerê, no Oeste do estado de Santa Catarina. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e de natureza aplicada, partindo da realidade macrossocial para a macrossocial. Os resultados indicam que foram registrados 267 acidentes no período do estudo, sendo que as faixas etárias de 31 a 40 e 41 a 50 anos apresentaram o maior número se registros. Do total de registros 80,3% aconteceram com homens e 19,7% com mulheres. Os traumatismos em punho e mão apresentaram a maior frequência, seguido pelos ocorridos em joelho e perna e posteriormente tornozelo e pé. Conclui-se que a subnotificação de acidentes ainda está bastante presente nas áreas rurais e que a falta de informações dificulta a visualização dos reais problemas. Ainda destaca-se que é importante aprofundar a questão dos acidentes de trabalho rural, principalmente no que tange os fatores de riscos determinantes dos acidentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Begnini, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional. Professor Substituto e Administrador na Unviersidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

Lirane Elise Defante Ferreto Almeida, Universidade Estadual do oeste do Paraná - UNIOESTE.

Doutora em Saúde Coletiva pela UNICAMP. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Downloads

Como Citar

1.
Begnini S, Almeida LEDF. Acidentes de trabalho no meio rural:: perfil do trabalhador acidentado em Santa Catarina. Rev. G&S [Internet]. 6º de outubro de 2015 [citado 29º de março de 2024];6(3):Pág. 2538-2552. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3128

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)