AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS PERTENCENTES À ÁREA DE ABRANGÊNCIA DE UMA ESF-CÁCERES-MT

Autores

  • Kainã Jerônimo Rodrigues Graduado em Enfermagem, pela Universidade do Estado de Mato Grosso- Cáceres/MT.
  • Naudia da Silva Dias Enfermeira Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT, 2008. Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.
  • Eva Couto Garcia Enfermeira Especialista em gestão e Saúde da família pela Faculdade Católica Dom Aquino de Cuiabá-FAC Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso- Cáceres/MT.
  • Danyella Rodrigues de Almeida Enfermeira Especialista em Urgência e Emergência, Docente do Departamento de enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso-Cáceres/MT.
  • Vânia Deluque Aguilar Enfermeira Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior, Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso-Cáceres/MT.

Palavras-chave:

Envelhecimento populacional, Atividade cotidiana, Idoso

Resumo

O envelhecimento é um processo biológico universal e progressivo e a cada dia que passa o número de idosos cresce expressivamente. Paralelo a esse fato, aumenta a prevalência de doenças crônicas e incapacitantes que compromete a independência e a autonomia do idoso, refletindo negativamente em sua qualidade de vida. Objetivo: Avaliar a capacidade funcional de idosos, verificar morbidades referidas e os aspectos comportamentais dessa população. Metodologia: Aplicou-se um questionário preestabelecido, a escala de Lawton e o índice de Katz em 104 idosos que habitavam em área de abrangência da Estratégia de Saúde da Família, com idade igual ou superior a sessenta anos. Resultado: A maioria dos idosos é independente para todas as AVD e AIVD. Quanto aos aspectos comportamentais que contribuem negativamente e positivamente para a saúde dos idosos (tabagismo, etilismo e exercício físico) não são praticados pela maioria deles. Nota-se que as doenças prevalentes são hipertensão e diabetes. Conclusão: Dessa maneira, o profissional deve estar atento ao diagnóstico situacional da parte da população que mais cresce no Brasil e capacitar-se para atender suas necessidades de forma integral, prevenindo doenças e promovendo saúde para que a independência e autonomia sejam características expressivas e significativas nessa faixa etária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-08-2017

Como Citar

1.
Rodrigues KJ, Dias N da S, Garcia EC, de Almeida DR, Aguilar VD. AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS PERTENCENTES À ÁREA DE ABRANGÊNCIA DE UMA ESF-CÁCERES-MT. Rev. G&S [Internet]. 14º de agosto de 2017 [citado 19º de abril de 2024];4(3):pag. 747-761. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/311

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>