Ebolavirus:

preparados ou não?

Autores

  • Rachid Figueirôa Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
  • Aline Rafaela da Silva Rodrigues Machado Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP- USP).
  • Julie Massayo Maeda Oda Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
  • Odanir Garcia Guerra
  • Alex Martins Machado Universidade Federal de Mato Grosso do Cul, Campus Tres Lagoas

Palavras-chave:

Gestão em Saúde, Políticas de Saúde

Resumo

O atual surto de ebola tem devastado centenas de vidas, preocupando a comunidade cientifica devido à alta letalidade e difícil controle. Objetivamos observar quais os principais desafios para o controle do vírus e entender a importância de uma gestão prévia para diminuir a propagação da doença, visando precaver um possível surto. Trata-se de uma revisão de literatura a partir das bases de dados em saúde, na qual se realizou a busca por artigos publicados no período entre 2006 a 2014. Constatou-se que a uma gestão prévia com treinamento básico sobre definições, vigilância e melhorias no nível de preparação dos profissionais que lidarão com possíveis casos da doença está diretamente relacionada com um controle mais efetivo do surto.  Dessa forma, fica claro que o Brasil, mesmo com pequenas chances de ter uma epidemia de Ebola, deve tomar medidas que visem o treinamento e capacitação dos profissionais de saúde para lidar com possíveis casos suspeitos, sendo este treinamento não limitado apenas a grandes centros, ou locais de possíveis chegadas de pessoas infectadas, já que nosso país possui dimensão continental, sendo necessárias medidas que visem descentralizar, não só o conhecimento como também o diagnóstico, manejo e  tratamento dos casos suspeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rachid Figueirôa Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Aline Rafaela da Silva Rodrigues Machado, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP- USP).

Doutoranda do Programa de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP- USP).

Julie Massayo Maeda Oda, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Doutora em Patologia Experimental pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Adjunta dos Cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Odanir Garcia Guerra

Doutor em Microbiologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado dos Cursos de Medicina, Enfermagem e Biologia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Alex Martins Machado, Universidade Federal de Mato Grosso do Cul, Campus Tres Lagoas

Curso de Medicina e Enfermagem. Área de Microbiologia, Virologia e Infectologia.

Downloads

Como Citar

1.
Souza RF, Machado AR da SR, Oda JMM, Guerra OG, Machado AM. Ebolavirus:: preparados ou não?. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 29º de março de 2024];6(2):Pag. 1982-1996. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3043

Edição

Seção

Artigos de Revisão