ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA EM DECISÕES DE RH: UM CASO EM SERVIÇO DE SAÚDE

Natalia Yuri Eiro, Helder de Souza Aguiar, Abraham Yu

Resumo


O processo estratégico de capacitação e treinamento é um desafio em serviços de saúde, visto que envolve a segurança do paciente/cliente. O objetivo foi analisar as alternativas na tomada de decisão dos gestores da área de educação/treinamento de uma empresa de serviço de medicina diagnóstica quanto às opções de capacitação da equipe operacional. Esta pesquisa tem uma abordagem teórico-conceitual decorrente de dados primários e secundários extraídos de um setor institucional de treinamento e desenvolvimento de pessoas um serviço de saúde, especializado em medicina diagnóstica e análise da literatura, resultando em um levantamento de pontos relevantes para o planejamento e condução de um estudo de caso. Para a primeira parte da análise foram levantados os seguintes pontos: decisões, incertezas e objetivos do caso. Diante deste cenário, esquematizou-se o diagrama de influência para os treinamentos de formação/admissional dos colaboradores novos. Como delimitações do estudo escolheu-se as decisões dos níveis tático e operacional e gerou-se sete alternativas. Foram descritas as possíveis classificações dos domínios estratégicos institucional e ação prática. Este estudo possibilitou inferir que a construção das alternativas para definição da estratégia de treinamento é dependente de incertezas quantitativas e qualitativas, o que dificulta a decisão deste serviço.


Palavras-chave


Educação em Saúde

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DOI: http://dx.doi.org/10.18673/gs.v9i3.30306

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Revista Gestão & Saúde (ISSN 19824785)

Revista coordenada pelo Nucleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde e Projetos Inclusivos (NESPROM), do Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares (CEAM), da Universidade de Brasília (UnB).

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