Práticas de autocuidado desenvolvidas por diabéticos tipo 2 em uma unidade básica de saúde da família

Autores

  • Juliana Guisardi Pereira
  • Maria Imaculada Cardoso Universidade Federal do Mato Grosso
  • Maria Auxiliadora Maciel de Moraes Universidade Federal do Mato Grosso

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Autocuidado, Enfermagem, Educação em Saúde

Resumo

O diabetes melittus tipo 2 (DM2) é uma condição crônica que impõe limitações aos indivíduos na realização das atividades diárias, podendo levar à diminuição da auto-estima e afetar a qualidade de vida, requerendo ações de educação em saúde para toda a família e a sociedade com vistas a promover o autocuidado. Este estudo teve por objetivo caracterizar os diabéticos tipo 2 de uma Unidade de Saúde da Família atendida pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Saúde da Família em Várzea Grande/MT, em relação a variáveis sócio-demográficas e práticas de autocuidado. Participaram da pesquisa 26 indivíduos, que responderam a um questionário, cujos resultados foram tabulados no Programa Epi-Info 3.5.1. Desses, 74,1% eram do sexo feminino;  57,7%  casados, 38,5% tinham entre 60 a 69 anos; 50% com o ensino fundamental completo , e 69,2% tinha renda familiar entre 1 e 2 salários mínimos. Verificou-se que as práticas de autocuidado se desenvolvem parcialmente com predominância da adesão ao tratamento medicamentoso e mudança dos hábitos alimentares, mas há baixa adesão quanto à prática de exercícios físicos. Conclui-se que é importante promover ações de educação em saúde que considerem a pessoa com DM2 nas suas potencialidades para novas aprendizagens visando o permanente autocuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Guisardi Pereira

Enfermeira. Doutoranda em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Professora Assistente. Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso.

Maria Imaculada Cardoso, Universidade Federal do Mato Grosso

Enfermeira egressa da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso/2010. Ex-bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde ”“ Saúde da Família de Várzea Grande/MT.

Downloads

Publicado

26-07-2017

Como Citar

1.
Pereira JG, Cardoso MI, de Moraes MAM. Práticas de autocuidado desenvolvidas por diabéticos tipo 2 em uma unidade básica de saúde da família. Rev. G&S [Internet]. 26º de julho de 2017 [citado 28º de março de 2024];2(1):116-23. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/30

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)