FORMAÇÃO CONTINUADA E INCLUSÃO ESCOLAR:

POTENCIALIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVAS POSTURAS E PRÁTICAS DE EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PRESIDENTE PRUDENTE

Autores

  • Simone Maria Carlos Gakiya
  • Klaus Schlünzen Junior

Resumo

O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado que versa sobre formação continuada de professores e inclusão escolar e consistiu em analisar as manifestações de educadores participantes do Curso de Formação Continuada em Tecnologia Assistiva (TA) acerca de suas compreensões, posturas e práticas quanto à inclusão escolar de pessoas com deficiência na Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente/SP. A metodologia adotada para a aquisição dos dados envolveu a leitura dos documentos produzidos pelos participantes no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) TelEduc, visto tratar-se de um curso realizado por meio da modalidade de Educação a Distância (EaD), bem como a aplicação de questionário e entrevista. Os resultados revelaram os dilemas pessoais vividos com o processo de inclusão expressos por sentimentos de insegurança, descrença, despreparo profissional, medo do novo, do diferente; a influência de aspectos culturais, sociais e históricos nas concepções, crenças, valores e nas relações pedagógicas; uma formação inicial que não contemplou os dilemas vivenciados na sala de aula; Políticas Públicas, legislações, diretrizes que não mobilizaram a ocorrência de novas posturas e práticas. Neste trabalho buscou-se evidenciar o potencial da formação para a ocorrência de novas posturas dos educadores em face do processo de inclusão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-08-2017

Como Citar

1.
Gakiya SMC, Junior KS. FORMAÇÃO CONTINUADA E INCLUSÃO ESCOLAR:: POTENCIALIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVAS POSTURAS E PRÁTICAS DE EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PRESIDENTE PRUDENTE. Rev. G&S [Internet]. 14º de agosto de 2017 [citado 25º de abril de 2024];1(1):pag. 662-673. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/297

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)