O campo científico da saúde coletiva:

apontamentos para o debate para a formação da pós-graduação stricto-sensu

Autores

  • Jaqueline Ferreira Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carlos Leonardo Figueiredo Cunha Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Luiza Lena Bastos Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

Saúde, Saúde Coletiva

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a formação na pós-graduação stricto-sensu em saúde coletiva, tendo em vista a interdisciplinaridade requisitada na perspectiva da construção da mesma como campo científico. Aborda-se essa construção como um campo de saberes e práticas e o contexto do seu surgimento no Brasil. Discute-se os desafios e perspectivas de uma formação abrangente para os pós-graduandos a partir de disciplinas embasadoras que contemplem as diferentes áreas de conhecimento. Para este debate, utiliza-se aportes teóricos de autores de referência no campo e ilustra-se uma experiência de disciplina ministrada no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Ferreira, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Médica de Família e Comunidade, Doutora em Antropologia Social, Professora Adjunta do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Carlos Leonardo Figueiredo Cunha, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Enfermeiro. Mestre em Saúde Materno Infantil pela Universidade Federal do Maranhão. Doutorando em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luiza Lena Bastos, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Farmacêutica. Doutoranda  em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Como Citar

1.
Ferreira J, Cunha CLF, Bastos LL. O campo científico da saúde coletiva:: apontamentos para o debate para a formação da pós-graduação stricto-sensu. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 20º de abril de 2024];6(2):Pag. 1254-1266. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2910

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)