Resiliência:

potencialidade às capacidades de proteção das pessoas sob-risco de neuropatia diabética

Autores

  • Luzia Wilma Santana Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)
  • Fabiana Galvão Souza UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)
  • Camila Fabiana Rossi Squacini UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)
  • Jarede Souza Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)
  • Vilma Maria Gonçalves Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)
  • Valéria Santos Ribeiro UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)
  • Déborah Ferreira Rodrigues UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)
  • Geíza Santos Araújo UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde Pública

Resumo

O estudo teve como objetivo conhecer as potencialidades humanas positivas de pessoas sob-risco de neuropatia diabética em ações interventivas de educação em saúde à promoção da capacidade de resiliência para o autocuidado. Pesquisa de método misto, com foco na abordagem pesquisa-ação, parte de uma pesquisa guarda-chuva, fundamentada nos saberes de resiliência, realizada no município de Jequié-Bahia, no período de maio-junho/2014 com 13 mulheres idosas. Os dados foram coletados por meio de uma pergunta em profundidade e Escala de Resiliência de Connor-Davidson e submetidos à análise de conteúdo e estatística descritiva às variáveis da Escala. Os resultados demonstraram alto nível de resiliência 77,61, ocorrendo variação expressiva nos escores, com mínimo de 51 e máximo de 95, dado com correlação positiva à única categoria emergida no estudo destacando bem-estar espiritual e sentir-se inseridas em grupos pelas participantes, imbricando os sentimentos de ser a família sua maior expressão de força enquanto sujeito existencial. Conclui-se ser a resiliência expressa pelas mulheres como um ‘energético’ interior do ser no sentido de vigorar suas potencialidades no cuidado de si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luzia Wilma Santana Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)

Enfermeira. Professora MS, Ph.D. em Enfermagem, Titular do Departo. de Saúde II/UESB. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha de pesquisa: Família em seu ciclo vital. Coord. do Núcleo interdisciplinar de estudos e extensão em cuidados à saúde da família em convibilidade com doenças crônicas - NIEFAM /DS II-UESB.

Fabiana Galvão Souza, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)

Enfermeira pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Ex-bolsista de Iniciação Científica PIBIC-CNPq, período ago2013-jul2014. Membro do Grupo Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha: Família em seu ciclo vital. Colaboradora do Núcleo interdisciplinar de estudos e extensão em cuidados à saúde da família em convibilidade com doenças crônicas - NIEFAM /DS II-UESB.

Camila Fabiana Rossi Squacini, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)

Professora Assistente do Depart°. de Saúde I/UESB. Doutoranda em Educação Física pela UFSC. Mestre em Ciências. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha: Família em seu ciclo vital. Membro efetivo do Núcleo interdisciplinar de estudos e extensão em cuidados à saúde da família em convibilidade com doenças crônicas - NIEFAM /DS II-UESB.

Jarede Souza Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)

Enfermeira pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Ex-bolsista de Iniciação Científica PIBIC-UESB, período ago2013-jul2014. Membro do Grupo Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha: Família em seu ciclo vital. Colaboradora do Núcleo interdisciplinar de estudos e extensão em cuidados à saúde da família em convibilidade com doenças crônicas - NIEFAM /DS II-UESB.

Vilma Maria Gonçalves Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)

Psicóloga. Serviço de Psicologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Colaboradora do Núcleo interdisciplinar de estudos e extensão em cuidados à saúde da família em convibilidade com doenças crônicas - NIEFAM /DS II-UESB. Linha de Pesquisa: Família em seu ciclo vital.

Valéria Santos Ribeiro, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)

Enfermeira pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Colaboradora do Núcleo interdisciplinar de estudos e extensão em cuidados à saúde da família em convibilidade com doenças crônicas - NIEFAM /DS II-UESB. Linha de Pesquisa: Família em seu ciclo vital. Ex-bolsista de Extensão do Projeto Idoso Saudável é Idoso Ativo: Possibilidades a Partir de Vivência no NIEFAM, período abr2013-dez2014.

Déborah Ferreira Rodrigues, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)

Enfermeira pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Colaboradora do Núcleo interdisciplinar de estudos e extensão em cuidados à saúde da família em convibilidade com doenças crônicas - NIEFAM /DS II-UESB. Ex-bolsista de Extensão do Projeto Idoso Saudável é Idoso Ativo: Possibilidades a Partir de Vivência no NIEFAM, período mai2014-dez2014.

Geíza Santos Araújo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)

Graduada em Tecnologia em Administração de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade Norte do Paraná - Polo Jequié/BA (2008). Graduanda em Psicologia na Faculdade de Tecnologia e Ciências - Jequié/BA. Estagiária de psicologia pela SESAB no HGPV (2013/2014) - Jequié/BA. Colaboradora do Núcleo interdisciplinar de estudos e extensão em cuidados à saúde da família em convibilidade com doenças crônicas - NIEFAM /DS II-UESB. Linha de Pesquisa: Família em seu ciclo vital.  Email:

Downloads

Como Citar

1.
Silva LWS, Souza FG, Squacini CFR, Silva JS, Oliveira VMG, Ribeiro VS, et al. Resiliência:: potencialidade às capacidades de proteção das pessoas sob-risco de neuropatia diabética. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 28º de março de 2024];6(2):Pag. 1210-1228. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2900

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa