Organização do atendimento pré-hospitalar móvel de emergência:

uma questão de gestão dos serviços de saúde

Autores

  • Luiz Anildo Anacleto da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Grazieli Cardos da Silva Corpo de Bombeiros militares.

Palavras-chave:

Gestão, Políticas públicas

Resumo

O objetivo foi de compreender as reais funções dos Bombeiros Militares no atendimento de urgências e emergências em um município do interior do estado do Rio Grande do Sul e, especificamente, entender a relação de bombeiros militares na intersecção com outras instituições no atendimento de emergência. Metodologicamente, o estudo pode ser classificado como pesquisa qualitativa com abordagem descritiva e exploratória. Os sujeitos do estudo foram bombeiros militares atuantes no serviço de atendimento pré-hospitalar móvel do município. Os resultados indicam que embora os Bombeiros saibam identificar as suas atribuições durante o atendimento de emergência, há necessidade de ampliar a inter-relação entre as equipes e há falta de coordenação entre as instituições envolvidas. Considerações finais: sugere-se a elaboração de um núcleo de educação em urgências, com vistas a incluir todas as instituições, objetivando além da formação profissional, a capacitação permanente para o atendimento pré-hospitalar especificamente, habilitando continuamente esses recursos humanos para tal atendimento, proporcionando então, coesão e entrosamento entre as equipes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Anildo Anacleto da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeiro. Mestre em Assistência de Enfermagem, Doutor em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - Campus de Palmeira das Missões.

Grazieli Cardos da Silva, Corpo de Bombeiros militares.

Enfermeira. Especialista em Urgência e Emergência em Saúde. Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde. Soldado da Escola de Bombeiros.

Downloads

Publicado

01-06-2015

Como Citar

1.
Silva LAA da, Silva GC da. Organização do atendimento pré-hospitalar móvel de emergência:: uma questão de gestão dos serviços de saúde. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 28º de março de 2024];6(2):Pag. 1090-1209. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2898

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)