Diagnóstico multidimensional em processos da área de mercado:

sustentabilidade organizacional em empresa do setor eletrônico

Autores

  • Taiane Cristiane Becaro Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
  • Marco Antonio Silveira Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
  • Letícia Sayuri Kikuchi Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
  • Laís Silva Oliveira Luz Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
  • Adiléia Souza Lima Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento Organizacional, Gestão da Inovação

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um estudo de viabilidade prática de implementação de inovações e melhorias organizacionais que contemplem, simultaneamente, a competitividade da empresa e a qualidade de vida dos trabalhadores. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com intervenção em uma empresa brasileira de porte médio do setor eletrônico, onde foi possível identificar ações e mecanismos de aperfeiçoamento de modo integrado ao trabalho para aplicação nas áreas envolvidas. Foram desenvolvidas atividades como: mapeamento dos processos alvo em três focos: fluxo de atividades, interações externas e fluxo de informações; promoção da interação entre as várias áreas da empresa com atuação direta no mercado; identificação dos principais problemas, estratificados por natureza, origem e gravidade; elaboração de relatório, contendo análise de causas prováveis dos problemas identificados e impactos potenciais; proposta de ações de melhorias nos processos das áreas-alvo, visando aumento de produtividade e de qualidade, bem como minimização de ocorrências indesejadas, principalmente através de mecanismos de baixo custo, integrados ao trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taiane Cristiane Becaro, Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer

Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo e graduada em Administração de Empresas pelas Faculdades de Campinas (FACAMP). Experi~encia na área de Gestão de Pessoas em empresa de grande porte e como docente de ensino técnico/profissionalizante de disciplinas relacionadas à Gestão Pública e Gestão de Projetos. Pesquisadora CNPq na modalidade DTI-B (Desenvolvimento Tecnológico Industrial) da Divisão de Gestão de Empresas (DGA), sediada no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI).

Marco Antonio Silveira, Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer

Doutor em Sistemas de Gestão e mestre em Engenharia Elétrica (Unicamp). Reconhecido pelo CNPq como pesquisador de alta produtividade nível DT-2, com mais de 90 publicações e coordenação de diversos projetos de inovação e qualidade de vida em empresas. Experiência em gestão tecnológica, empresarial e acadêmica através de atividades de direção, assessoria, ensino e pesquisa em empresas, universidades e unidades de pesquisa. Experiência como docente em diversos cursos de pós-graduação (na Unicamp, PUC-Campinas, UNISAL, INPG, entre outros). Orienta pesquisadores de vários níveis, inclusive em projetos de pós-doutorado. É pesquisador da Divisão de Gestão de Empresas do CTI/MCTI, onde coordena o GAIA/CTI.

Letícia Sayuri Kikuchi, Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer

Graduada em Administração de Empresas pelas Faculdades de Campinas (FACAMP). Tem experiência em gestão empresarial e desde 2011 é pesquisadora da Divisão de Gestão de Empresas (DGA), sediada no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), tendo como foco de pesquisa Sustentabilidade Organizacional, Capital Humano, Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho.

Laís Silva Oliveira Luz, Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer

Engenharia Têxtil pela Universidade Estadual de Maringá e Pós-graduada em Gestão Estratégica da Produção (Unicamp). Atuou em consultoria empresarial, em particular com a implantação de ERP. Atualmente é pesquisadora da Divisão de Gestão de Empresas (DGA), sediada no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), na área de Gestão Organizacional e Tecnológica, Aprendizagem Organizacional, Inovação e Fatores Psicossociais no Trabalho.

Adiléia Souza Lima, Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer

Pós-graduanda em Gestão Estratégica de Pessoas (Metrocamp) e Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade Comunitária de Campinas. Trabalhou por sete anos no setor de manufaturas da Motorola Industrial. Desde 2011 atua como pesquisadora da Divisão de Gestão de Empresas (DGA), sediada no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), instituição vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Downloads

Como Citar

1.
Becaro TC, Silveira MA, Kikuchi LS, Luz LSO, Lima AS. Diagnóstico multidimensional em processos da área de mercado:: sustentabilidade organizacional em empresa do setor eletrônico. Rev. G&S [Internet]. 30º de abril de 2015 [citado 20º de abril de 2024];1(1):Pag. 1119-1131. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2879

Edição

Seção

Estudos de Caso