Incerteza da viabilidade econômica de um projeto portuário:

uma aplicação da simulação Monte Carlo

Autores

  • João Gabriel De Moraes Souza UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • Alexandre Almeida De Nascimento UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • Robert Ramon De Carvalho Sousa UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • Nilo De Sousa Campos UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • Antonio Renato Salviano Dos Santos Montes Almeida UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Palavras-chave:

Gestão

Resumo

O ARTIGO PROCUROU DEMONSTRAR A VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA ANALISANDO AS INCERTEZAS DE UM PROJETO DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGA, EM ESPECIAL A CELULOSE, DO PORTO DE PARANAGUÁ. PARA ISSO FORAM ANALISADOS O ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICO, OPPERACIONAL E AMBIENTAL (EVTEA) ELABORADO PELA EBP (ESTRUTURADO BRASILEIRA DE PROJETOS) DA ÁREA DENOMINADA PAR01 E O ESTUDO DA KLABIN ELABORADO PELA AGÊNCIA PORTO DE CONSULTORIA PARA MESMA ÁREA. CONSTATOU-SE SIGNIFICATIVAS DIFERENÇAS EM ALGUMAS VARIÁVEIS DO FLUXO DE CAIXA DO PROJETO, RECEITA; CUSTO OPERACIONAL E INVESTIMENTO. PARA INCLUIR NA ANÁLISE AS INCERTEZAS ENCONTRADAS NESSAS VARIÁVEIS UTILIZOU-SE A METODOLOGIA MONTE CARLO. OS RESULTADOS APONTARAM PARA UMA SIGNIFICATIVA VIABILIDADE PARA ESTE TIPO DE PROJETO, O VALOR PRESENTE LÍQUIDO MÉDIO ENCONTRADO FOI DE R$ 114 MILHÕES E A TAXA INTERNA DE RETORNO DE 19,25% AO ANO. DEMONSTRANDO QUE PROJETOS DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGA PELOS PORTOS BRASILEIROS SÃO PROJETOS EXTREMAMENTE VIÁVEIS DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO E FINANCEIRO.

Descritores: INCERTEZA; SIMULAÇÃO MONTE CARLO; VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA DE PROJETOS; VALOR PRESENTE LÍQUIDO; TAXA INTERNA DE RETORNO.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Souza JGDM, De Nascimento AA, Sousa RRDC, Campos NDS, Almeida ARSDSM. Incerteza da viabilidade econômica de um projeto portuário:: uma aplicação da simulação Monte Carlo. Rev. G&S [Internet]. 30º de abril de 2015 [citado 23º de abril de 2024];1(1):Pag. 1042-1056. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2858

Edição

Seção

Artigos Originais