GESTÃO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM EM HOSPITAIS DE ENSINO: REVISÃO INTEGRATIVA

Jouhanna do Carmo Men, VICTORIA MALCHER SILVA FONTES

Resumo


A finalidade deste artigo é conhecer as ações de gestão de pessoal de enfermagem desenvolvidas por enfermeiros em hospitais de ensino brasileiros, a partir de artigos de pesquisa publicados no período 2007-2016 na base de dados LILACS. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, baseada nas etapas de Ganong, com análise guiada pela proposta operativa de Minayo, conduzida no software Atlas TI. O período eleito foi compreendido, primeiramente, entre 2007 e 2014, posteriormente, foi realizada uma atualização da revisão, onde foram incluídos os anos de 2015 e 2016.  Nove artigos constituem a amostra. Do processo de análise, emergiram três categorias: ações de liderança do enfermeiro gestor de pessoas em hospitais de ensino; ações de educação permanente em hospitais de ensino; dimensionamento na gestão de pessoal de enfermagem em hospitais de ensino. Demostrando que a gestão de pessoal de enfermagem em hospitais de ensino envolve liderança, dimensionamento de pessoas, treinamento e desenvolvimento da equipe, e planejamento. Desta forma, a enfermagem realiza ações de gestão de pessoas nas organizações, todavia, há ações que não compõem o processo de trabalho do enfermeiro ou não estão totalmente sob sua governabilidade.


Palavras-chave


Enfermagem; Gestão de Pessoas; Hospitais de Ensino.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18673/gs.v9i3.28487

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Revista Gestão & Saúde (ISSN 19824785)

Revista coordenada pelo Nucleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde e Projetos Inclusivos (NESPROM), do Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares (CEAM), da Universidade de Brasília (UnB).

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