Utilização de aprendizagem ativa para o ensino do método de desdobramento da função qualidade (QFD)

Autores

  • Kívia Mota Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI
  • Carlos Eduardo Sanches Da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI

Palavras-chave:

Gestão, Educação

Resumo

O ensino de engenharia está bastante ligado ao desenvolvimento de atividades práticas. O método Desdobramento da Função Qualidade (QFD) é um conteúdo importante da área e que, com muitos outros, pode ser melhor compreendido com aplicações em situações do dia-a-dia. A aprendizagem ativa é utilizada para incentivar os alunos a desenvolver seu raciocínio, compreendendo não só a teoria passada pelo professor, mas como ela funciona e é utilizada na prática. O objetivo do presente artigo é mostrar uma aplicação didática do método QFD para aperfeiçoamento de produtos. Foi proposto aos alunos de Engenharia de Produto da Universidade Federal de Itajubá que analisassem a roda de reboque, produto utilizado para realizar o taxiamento de helicópteros de esqui. A ideia seria aplicar o método QFD para propor melhorias ou criar um novo produto. A aprendizagem ativa mostrou-se eficaz para o ensino do método QFD aos alunos. Os estudantes, ainda que separados em grupos para desenvolver as atividades, apresentaram resultados convergentes. Mesmo que tenham sido evidenciadas algumas dificuldades, todos se mostraram envolvidos e dedicados à realização do trabalho, obtendo resultados satisfatórios. Para trabalhos futuros, foi identificada a oportunidade de utilização de outros métodos de desenvolvimento de produtos no mesmo objeto de estudos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kívia Mota Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI

Engenheira de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (2014) e, atualmente, Mestranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá. Experiência profissional nas áreas de Qualidade, Ergonomia, Gerenciamento de Projetos, Recursos Humanos e na Organização de Eventos e Minicursos. Atuação em Pesquisas nas áreas de Inovação Tecnológica e Desenvolvimento de Produtos.

Carlos Eduardo Sanches Da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI

Economista (1989 - FACESM), Engenheiro Mecânico (1990 - UNIFEI), Especialista em Qualidade e Produtividade (1994 - UNIFEI), Mestre em Engenharia de Produção (1996 - UNIFEI), Doutor em Engenharia de Produção (2001 - UFSC), Pós-doutorado University of Texas (2009). Professor Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) - Graduação e Pós-graduação. Foco de pesquisa gerenciamento de projetos e desenvolvimento de produtos. Membro da Câmara Técnica da FAPEMIG (2010-2012), CAPES - Engenharia III (2010 - atual). Diretor Científico da Associação Brasileira de Engenharia de Produção -ABEPRO (2010-2011). Atualmente é Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UNIFEI (2013 - atual).

Downloads

Como Citar

1.
Nascimento KM, Da Silva CES. Utilização de aprendizagem ativa para o ensino do método de desdobramento da função qualidade (QFD). Rev. G&S [Internet]. 30º de abril de 2015 [citado 29º de março de 2024];1(1):pag. 1027-1041. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2846

Edição

Seção

Artigos Originais