Análise da viabilidade de sistemas de geração de energia elétrica a partir de subprodutos do setor sucroalcooleiro

Autores

  • Sibelis Aparecida Tibaldi França Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL - UFMS
  • Jéferson Meneguin Ortega Unversidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Luciane Meneguin Ortega Universidade de São Paulo - USP
  • Paulo Irineu Koltermann Unversidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Palavras-chave:

Gestão

Resumo

A busca por combustíveis alternativos tem apresentado um crescimento acentuado por razões econômicas e ambientais. Um dos recursos renováveis, que têm suscitado grande interesse é a biomassa. No Brasil o cultivo da cana de açúcar tem crescido em aproximadamente 65% entre 2005 e 2013, a utilização dos resíduos do processamento, bagaço e vinhaça, com intuito de geração de energia elétrica (EE), constitui-se como alternativa de comercialização dos excedentes de EE provenientes deste processo. Este trabalho objetiva a elaboração de um modelo de simulação que permita analisar o processo de gestão em sistemas de geração, sob a ótica do investidor, utilizando como combustível o bagaço e/ou a vinhaça considerando os aspectos técnicos, econômicos e regulatórios do setor elétrico brasileiro. A construção do modelo de simulação será baseada na técnica de dinâmica de sistemas, sendo utilizado como base para análise econômica um modelo, o qual contemple o uso do bagaço e a utilização de ambas (bagaço e vinhaça). Tomou-se como estudo de caso o setor sucroalcooleiro de Mato Grosso do Sul, contextualizando as diversas características dos mecanismos de inserção incentivada para fontes de energia alternativa renovável atualmente em curso. Resultando em um ambiente computacional capaz de analisar e diagnosticar as relações das variáveis de interesse e como cada uma interage com o modelo proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéferson Meneguin Ortega, Unversidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1988), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Geração da Energia Elétrica, principalmente nos seguintes temas: Dinâmica de Sistemas, Geração Distribuída e Eficiência Energética.

Luciane Meneguin Ortega, Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação em Economia (UFMS/1995) e graduação em Administração de Empresas (UNIDERP/1993), mestrado em Engenharia de Produção (UFSCar/1998) e doutorado em Engenharia Mecânica (USP - Universidade de São Paulo/2001). Pôde complementar seu aprendizado através da vivência no ambiente empresarial como gerente de pessoas, consultora e superintendente geral. Adquiriu experiência como coordenadora de cursos de graduação e há mais de 15 anos ministra aulas na área de Gestão Empresarial e Economia. Desde 2008 está como docente, em regime de dedicação integral, junto a Universidade de São Paulo USP, tendo assumido em março de 2013 o cargo de vice-coordenadora da Agência USP de Inovação. Seus temas-chave de pesquisa são: empreendedorismo, inovação, habitats de inovação, gestão empresarial, pequenas e médias empresas e redes de empresas. Dentre alguns dos projetos que lidera tem-se: Programa Empreendedorismo-Escola; Grupos de Estudos sobre Habitats de Inovação (GEHI) e Grupo de Estudos sobre o Empreendedorismo Inovador (NEI).

Paulo Irineu Koltermann, Unversidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1984), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia Elétrica - Brandenburgische Technische Universität Cottbus (2000). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Geração da Energia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: transitórios eletromagnéticos, circuitos magnéticos não lineares, modelagem de materiais magnéticos - histerese, máquinas elétricas e fontes renováveis de energias alternativas

Downloads

Publicado

30-04-2015

Como Citar

1.
Rocha SATF, Ortega JM, Ortega LM, Koltermann PI. Análise da viabilidade de sistemas de geração de energia elétrica a partir de subprodutos do setor sucroalcooleiro. Rev. G&S [Internet]. 30º de abril de 2015 [citado 19º de abril de 2024];1(1):Pag. 1087-1107. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2788

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa