O microcrédito como ferramenta de desenvolvimento socioeconômico para os empreendedores e seus pequenos empreendimentos:

um estudo de caso sobre o Crediamigo em Petrolina-PE

Autores

  • Fernanda Mirelle Gomes Rodrigues Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
  • Juliana de Sá Nunes Burgo Xavier Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
  • Wellington Dantas da Sousa FUCAPE Business Scholl
  • João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Juliana Reis Bernardes Universidade Estácio de Sá

Palavras-chave:

Gestão, Empreendedorismo

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição socioeconômica do programa CREDIAMIGO para os empreendedores e seus pequenos empreendimentos do município de Petrolina-PE, identificando, além disso, os aspectos referentes ao perfil dos clientes antes e após adquirirem o empréstimo. O estudo utilizou da metodologia descritiva e procedimentos bibliográficos e de campo para identificar informações sobre o perfil dos clientes no período considerado. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com perguntas objetivas que serviram para atender aos objetivos da pesquisa. Os resultados evidenciam que os clientes tiveram uma evolução no seu empreendimento e no desenvolvimento socioeconômico através do CREDIAMIGO. Sendo assim, o mesmo é relevante nas suas proposições de inclusão financeira destinado a indivíduos não beneficiados por outras formas de crédito mais convencionais, e de fato, tem contribuído para o fortalecimento dos negócios e das atividades produtivas dos pequenos empreendimentos, contribuindo, inclusive, para o desenvolvimento socioeconômico dos empreendedores.

Palavras-chave: Microcrédito; CREDIAMIGO; Empreendedorismo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Mirelle Gomes Rodrigues, Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina

Formada em Administração de Empresas Faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina-PE, Pós graduando em Controladoria e Finanças pela Universidade Cândido Mendes. Atua como Analista Financeira.

Juliana de Sá Nunes Burgo Xavier, Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina

Graduada em Administração pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina-PE, Pós Graduando em Gestão de Pessoas pela Uniandrade. Atua como Analista de RH.

Wellington Dantas da Sousa, FUCAPE Business Scholl

Discente do Mestrado Profissional em Ciências Contábeis na área de concentração Contabilidade Pública pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE)

João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Ciências Contábeis, Mestre em Contabilidade na área de concentração Contabilidade Gerencial pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE) e Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Juliana Reis Bernardes, Universidade Estácio de Sá

Discente do Mestrado Profissional em Administração e desenvolvimento empresarial da Universidade Estácio de Sá.

Downloads

Publicado

30-04-2015

Como Citar

1.
Rodrigues FMG, Xavier J de SNB, Sousa WD da, Nascimento JCHB do, Bernardes JR. O microcrédito como ferramenta de desenvolvimento socioeconômico para os empreendedores e seus pequenos empreendimentos:: um estudo de caso sobre o Crediamigo em Petrolina-PE. Rev. G&S [Internet]. 30º de abril de 2015 [citado 19º de abril de 2024];1(1):Pag. 1002-1026. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2748

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa