Telessaúde:

dispositivo de educação permanente em saúde

Autores

  • Vanessa Florencio Carneiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luiz Carlos Brant Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Gestão em saúde, Educação Permanente em Saúde, Telessaúde

Resumo

As organizações de saúde vêm investindo em tecnologias informacionais e comunicacionais (TIC) de modo que os gestores possam atuar na melhoria dos processos de trabalho. As TIC permitem que o gestor possa exercer a gestão independentemente de sua presença física no setting de trabalho. A telessaúde surge como uma grande evolução tecnológica voltada para atender demandas na área da saúde nos segmentos clínicos, administrativos e educacionais. A educação permanente dos profissionais de saúde é uma estratégia para a implementação da gestão focada na qualidade dos serviços prestados através da melhoria do processo de trabalho. O presente trabalho teve como objetivo analisar os dispositivos da telessaúde na esfera da educação permanente em saúde como ferramenta para os gestores de serviços de saúde. Metodologicamente trata-se de estudo do tipo exploratório, bibliográfico com análise narrativa da literatura disponível na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). A incorporação da telessaúde no ambiente de trabalho em saúde pode favorecer a integração entre gestores e demais profissionais, estimulando a busca de novos conhecimentos. Espera-se que o estudo forneça aos gestores dos serviços de saúde possibilidades de transformações nos processos de trabalhado por meio da Educação Permanente utilizando a Telessaúde como dispositivo de mediação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Florencio Carneiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Discente do curso de Gestão de Serviços de Saúde da UFMG. Estagiária do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESCON) no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

Luiz Carlos Brant, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Ciências da Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz). Professor Adjunto da Escola de Enfermagem da UFMG.

Downloads

Publicado

14-08-2017

Como Citar

1.
Carneiro VF, Brant LC. Telessaúde:: dispositivo de educação permanente em saúde. Rev. G&S [Internet]. 14º de agosto de 2017 [citado 29º de março de 2024];4(2):2365-87. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/274

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)