Uma ferramenta para avaliação do nível de maturidade da gestão do conhecimento organizacional

Autores

  • Aline Cristina de Fátima Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG)
  • Edmilsson Nastasi Junior Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG)
  • Francisco Rodrigues Lima Junior Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Gestão

Resumo

No cenário competitivo global atual, diante da necessidade de alcançar vantagem competitiva sustentável, as empresas cada vez mais necessitam gerenciar o capital intelectual e o conhecimento organizacional para promover a inovação e melhorar os processos de tomada de decisão e o desempenho da organização. Neste contexto, este estudo propõe uma ferramenta de diagnóstico que permite avaliar o grau de maturidade da gestão do conhecimento em pequenas e médias empresas. A ferramenta foi desenvolvida com base em dois modelos teóricos da literatura relacionada: espiral do conhecimento e o modelo das sete dimensões. Uma aplicação piloto foi realizada em uma empresa do setor têxtil por meio de uma pesquisa de levantamento (survey). Os resultados obtidos demonstram a capacidade da ferramenta de diagnóstico de auxiliar os gestores das empresas a identificar e analisar a efetividade dos processos de geração, conversão, armazenamento e compartilhamento do conhecimento organizacional. Para o caso de aplicação apresentado, conclui-se que há vários pontos a serem melhorados em relação ao gerenciamento do conhecimento na empresa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Cristina de Fátima, Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG)

É graduada em Engenharia de Produção e Qualidade pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG) e atua na área de desenvolvimento de produto.

Edmilsson Nastasi Junior, Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG)

É graduado em Engenharia de Produção e Qualidade pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG) e atua no setor têxtil em empresas de confecção industrial.

Francisco Rodrigues Lima Junior, Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo

É graduado em Engenharia de Produção com ênfase em Software pela Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente é aluno de doutorado Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos - USP. Participou de projetos voltados à gestão de fornecimento, gestão da qualidade, gestão de resíduos e qualidade de software. Atualmente pesquisa o uso de métodos multicritério e de inteligência artificial em problemas de tomada de decisão e de medição de desempenho, e é professor no Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (UNIFEG).

Downloads

Publicado

30-04-2015

Como Citar

1.
Fátima AC de, Nastasi Junior E, Lima Junior FR. Uma ferramenta para avaliação do nível de maturidade da gestão do conhecimento organizacional. Rev. G&S [Internet]. 30º de abril de 2015 [citado 20º de abril de 2024];1(1):Pag. 873-890. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2733

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)