Abordando a sexualidade com adolescentes em uma escola pública:

um relato de experiência

Autores

  • Cidianna Emanuelly Melo do Nascimento Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Educação

Resumo

No contexto escolar, educar para a saúde consiste em oportunizar crianças e adolescentes de conhecimentos que os ajudem a fazer opções e tomar decisões adequadas à sua saúde. A ausência de informação incapacita e/ou dificulta este processo, tornando-se importante a abordagem da Educação para a Saúde na escola. O objetivo do estudo é relatar uma experiência de promoção da saúde no contexto das doenças transmissíveis vivenciada com adolescentes em uma escola pública do município de Teresina-PI. Trata-se de um estudo de natureza descritiva do tipo relato de experiência, desenvolvida em escola pública da zona leste do município de Teresina-PI. Os sujeitos foram 53 adolescentes do 7ª a 9ª ano do ensino fundamental. O trabalho de Educação em Saúde aconteceu em dois encontros. No primeiro, houve a sensibilização dos alunos para o tema sobre os meios de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST) e a dificuldade de falar no assunto. No segundo momento, realizou-se a discussão com dinâmicas voltadas para os temas, relacionando o conceito preexistente dos adolescentes com os conhecimentos adquiridos durante as atividades na escola. Proporcionar esclarecimentos aos jovens relacionados às DST e dinamizar o processo educativo repercutindo em mudanças de comportamento sobre a prevenção dessas doenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cidianna Emanuelly Melo do Nascimento, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Enfermagem pela Faculdade Integral Diferencial - FACID (2012). Mestranda em Antropologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora do Programa da Terceira Idade em Ação (PTIA/UFPI). Professora do PRONATEC/CTT/UFPI. Graduada em Enfermagem pela Faculdade Integral Diferencial - FACID (2012). Atua nas áreas de saúde pública, saúde do idoso e antropologia do envelhecimento. Interesse nos seguintes temas: antropologia do envelhecimento, relações intergeracionais, relações familiares e envelhecimento em perspectiva de gênero.

Downloads

Como Citar

1.
Nascimento CEM do. Abordando a sexualidade com adolescentes em uma escola pública:: um relato de experiência. Rev. G&S [Internet]. 31º de março de 2015 [citado 23º de abril de 2024];(1):pag. 834-844. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2729

Edição

Seção

Relatos de Experiências