EFICIÊNCIA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NAS MICRORREGIÕES DO ESTADO DE SANTA CATARINA DE 2010 A 2012

Autores

  • Sergio Begnini Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Lirane Elise Defante Ferreto de Almeida Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
  • Andreia Casagrande Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ.

Palavras-chave:

Gestão, Saúde, Políticas Públicas

Resumo

Um sistema de saúde deve atender e possibilitar proteção à saúde da população. No caso do Brasil é o Estado, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), que deve garantir aos brasileiros, acesso à saúde de qualidade. Essa pesquisa tem como objetivo identificar a eficiência dos serviços de saúde prestados pelo SUS, segundo as microrregiões do Estado de Santa Catarina nos anos 2010, 2011 e 2012. Para realização dos cálculos foi utilizado o modelo Retorno Constante de Escala com orientação para o produto (output), por meio do software DEA-SEAD. Sendo que a DEA trabalho com recorte comparando a eficiência das DMUs em determinados períodos, percebe-se que a microrregião de Xanxerê foi a que se destacou positivamente, uma vez que em 2010 era considerada ineficiente, e em 2012 foi considerada a mais eficiente. Já as microrregiões de Tijucas e Florianópolis se destacaram negativamente, uma vez que sua eficiência reduziu. Diante destes resultados entende-se que existe potencial de aumento na qualidade dos serviços prestado no setor de saúde à população do estado de Santa Catarina. Também parece haver significativas diferenças nos níveis de eficiência entre as microrregiões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Begnini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Bacharel em Administração.

Lirane Elise Defante Ferreto de Almeida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Doutora em Saúde Coletiva pela UNICAMP. Professora do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Andreia Casagrande, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ.

Mestranda do Progama de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Dinâmicas Regionais da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Bacharel em Administração.

Downloads

Como Citar

1.
Begnini S, Almeida LEDF de, Casagrande A. EFICIÊNCIA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NAS MICRORREGIÕES DO ESTADO DE SANTA CATARINA DE 2010 A 2012. Rev. G&S [Internet]. 2º de fevereiro de 2015 [citado 20º de abril de 2024];6(1):pag. 201-217. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2546

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)