Atenção básica e o uso de álcool e drogas por adolescentes:

prevenção e conduta

Autores

  • Sr Marcio Henrique Narcizo da Silva Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT.
  • Srta Aline Leonilde de Ávilla Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT.
  • Sr Lohan Sullivan Rodrigues Alves Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT.
  • Sra Iolazil Rodrigues Reis Preceptora do PET Saúde/SF ”“ Enfermeira da Secretaria Municipal Saúde de Cuiabá.
  • Msc Josiley Carrijo Rafael Mestre em Educação e Movimentos Sociais; Professor Assistente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Palavras-chave:

Politicas de Saúde, Atenção Básica em Saúde, Saúde Pública

Resumo

A adolescência é um período especial na vida do indivíduo, de transformação no âmbito emocional, psíquico, cognitivo e social. O adolescente muitas vezes é pressionado a iniciar consumo de álcool e drogas para aceitação coletiva. Nesse intuito, o presente trabalho aborda o tema: uso de álcool e drogas por adolescentes, bem como o papel da atenção básica. O trabalho se trata de um estudo quantitativo, descritivo e transversal, de uma população abrangida por uma Unidade Básica de Saúde de Cuiabá. Fundamentado em ampla revisão bibliográfica, seguindo regulamentação do Ministério da Saúde, Código de Ética Médica, Estatuto da Criança e do Adolescente. Tem-se dentre os resultados que 17% dos adolescentes afirmam já terem ficado embriagados; 12% dos adolescentes fez ingestão de bebida alcoólica no ultimo mês; dentre outros dados, 8% fazem uso de bebida alcoólica com o consentimento de seus pais ou responsáveis. Neste quadro, questiona-se o papel da atenção básica de saúde, com base na Estratégia de Saúde da Família, e sua necessidade de identificar adolescentes que estão vulneráveis, pois tendem a não procurarem auxílio por se sentirem criminalizados. Conclui-se que deve haver uma abordagem multiprofissional com base na Estratégia Saúde da Família, com o intuito de desenvolver a dinâmica do atendimento em saúde básica, voltada para a prevenção, diagnóstico e tratamento de jovens em situação de risco para o uso de álcool e drogas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-08-2017

Como Citar

1.
Narcizo da Silva SMH, de Ávilla SAL, Rodrigues Alves SLS, Reis SIR, Rafael MJC. Atenção básica e o uso de álcool e drogas por adolescentes:: prevenção e conduta. Rev. G&S [Internet]. 9º de agosto de 2017 [citado 19º de abril de 2024];4(2):2189-208. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/251

Edição

Seção

Artigos de Revisão