Utilização de métodos qualitativos e quantitativos para investigação da assistência farmacêutica

Autores

  • Janeth de Oliveira Silva Naves Universidade de Brasília
  • Carlos Cezar Flores Vidotti
  • Lia Lusitana Cardozo de Castro
  • Edgar Merchán Hamann

Palavras-chave:

métodos, pesquisa qualitativa, pesquisa quantitativa, assistência farmacêutica

Resumo

O artigo descreve a utilização da triangulação de métodos em duas pesquisas, combinando abordagens qualitativas e quantitativas, para investigar diferentes aspectos da assistência farmacêutica no Brasil. A primeira pesquisa investigou práticas de comercialização de medicamentos em farmácias e motivações para a automedicação, utilizando métodos quantitativos combinados com grupos focais e análise de discurso. Outro estudo investigou políticas públicas em pesquisa e desenvolvimento de medicamentos por meio de estudo de caso, análise documental, questionários e entrevistas. A triangulação de métodos mostrou-se efetiva na obtenção de respostas para as perguntas de pesquisa, e conferiu maior profundidade à compreensão do cenário da assistência farmacêutica no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janeth de Oliveira Silva Naves, Universidade de Brasília

Farmacêutica. Mestre e Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Professora adjunta do Curso de Ciências Farmacêuticas. Faculdade de Saúde. Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

09-08-2017

Como Citar

1.
Naves J de OS, Vidotti CCF, Castro LLC de, Hamann EM. Utilização de métodos qualitativos e quantitativos para investigação da assistência farmacêutica. Rev. G&S [Internet]. 9º de agosto de 2017 [citado 18º de abril de 2024];4(2):2175-88. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/250

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)