FRANQUIA OU NEGÓCIO INDEPENDENTE:

QUAL A MELHOR FORMA DE EMPREENDER?

Autores

  • Erika Lisboa UniCEUB- DF
  • Lucas Nogueira UniCEUB - DF

Palavras-chave:

Gestão, Educação

Resumo

A presente pesquisa tem o intuito de indicar a melhor forma de empreender no ramo de fast-food, ou seja, por meio de uma franquia ou de um negócio independente. Para isso, foram analisados os empecilhos e facilidades dos dois tipos de negócios e os resultados financeiros dos empreendimentos. O estudo tem como objetivos específicos identificar como está o crescimento do ramo de alimentação no Brasil; entender a necessidade da elaboração de um plano de negócio antes da abertura de um empreendimento; identificar e analisar as vantagens e desvantagens dos dois diferentes tipos de investimento, franquia e negócio independente; e comparar os indicadores financeiros das empresas, faturamento, lucratividade e payback. Com o intuito de entender os cenários das empresas em atuação no mercado foram realizadas entrevistas com os proprietários de duas organizações, uma com cada característica.  Após a análise da teoria com o que foi relato pelos proprietários pode-se concluir que é mais indicado empreender a longo prazo em um negócio tradicional no ramo de fast-food.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Lisboa, UniCEUB- DF

Professora titular do Centro Universitário de Brasília. Gestora da CASULO ”“ Incubadora de Empresas do UniCEUB. Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília, especialista em Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e graduada em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário de Brasília.

Downloads

Como Citar

1.
Lisboa E, Nogueira L. FRANQUIA OU NEGÓCIO INDEPENDENTE:: QUAL A MELHOR FORMA DE EMPREENDER?. Rev. G&S [Internet]. 19º de dezembro de 2014 [citado 28º de março de 2024];4(3):pag. 3469-3491. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2494

Edição

Seção

Artigos Originais