ANÁLISE S.W.O.T.CADEIA PRODUTIVA DO TOMATE DE MESA EM GOIÁS1

Autores

  • Jussara de Paula Souza Puc Goiás
  • Roberto Toledo de Magalhães
  • Silvana de Brito Arraes Dias
  • Yandra Cassia Lobato do Prado

Palavras-chave:

Gestão, Educação, Políticas de Saúde

Resumo

O fruto tomate possui grande relevância no cenário internacional, nacional e local. Sendo que está entre as hortaliças mais consumidas no mundo, de maior produção no Brasil e no estado de Goiás. O presente estudo teve como objetivo comparar as dimensões do desenvolvimento sustentável na cadeia produtiva do tomate de mesa, nas formas de plantio convencional, hidropônica e orgânica, por meio da Análise S.W.O.T..  As dimensões do desenvolvimento sustentável consideradas foram: social, ambiental, geográfica, econômica, cultural e tecnológica. Para encontro dos resultados foi realizada pesquisa bibliográfica, observacional, qualitativa e exploratória. O estudo foi realizado em 13 organizações que compõem a cadeia produtiva do tomate nos sistemas convencional, hidropônico e orgânico. A partir da Análise S.W.O.T. foi possível traçar paralelos que permitiram melhor visualização comparativa entre os sistemas. Os resultados possibilitaram visualização e análise dos pontos fortes e fracos de cada sistema, além das oportunidades e ameaças do mercado, permitindo apreciações acerca das viabilidades dos sistemas produtivos na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara de Paula Souza, Puc Goiás

Mestre em ECOLOGIA E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL (PUC-Goiás). Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO (2005) e Pós-graduação em GESTÃO DE PESSOAS (2007) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás . Atuação nos seguintes cursos: ADMINISTRAÇÃO; RELAÇÕES INTERNACIONAIS; GASTRONOMIA; ENGENHARIA DE ALIMENTOS; GESTÃO SOCIOAMBIENTAL; ZOOTECNIA. Disciplinas ministradas: ESTRATÉGIAS PARA NEGÓCIOS INTERNACIONAIS; PESQUISA MERCADOLÓGICA; PRODUÇÃO; PLANO DE NEGÓCIOS/EMPREENDEDORISMO; ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS; GESTÃO AMBIENTAL; DINÂMICAS DAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS; JOGOS DE NEGÓCIOS; RECURSOS HUMANOS; GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO AMBIENTAL; GESTÃO EM AGROPECUÁRIA; ESTÁGIO SUPERVISIONADO Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, produção, elaboração de projetos, organização, qualidade. Projetista para captação de recursos na empresa ASCESE Consultoria. Diretora Administrativa da organização social KULTUR. Além de ser esposa e mãe 3 filhos, sendo um casal gêmeos.

Roberto Toledo de Magalhães

Graduado em Agronomia pela Faculdade de Agronomia Manoel Carlos Gonçalves, mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Goiás e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Silvana de Brito Arraes Dias

Doutora em Ciências Ambientais Universidade Federal de Goiás, Mestre em Agronegócios Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Consultora organizacional com ênfase em Gestão da Qualidade, Ambiental, Processos e Gestão Estratégica. Especialista em Qualidade.

Yandra Cassia Lobato do Prado

Médica Veterinária, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense  e Doutora em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

19-12-2014

Como Citar

1.
Souza J de P, Magalhães RT de, Dias S de BA, Prado YCL do. ANÁLISE S.W.O.T.CADEIA PRODUTIVA DO TOMATE DE MESA EM GOIÁS1. Rev. G&S [Internet]. 19º de dezembro de 2014 [citado 19º de abril de 2024];4(3):pag. 3328-3361. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2481

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa