HIV/AIDS: estudo do custo da doença a nível hospitalar.

Mirian Cozer, Dione Olesczuk Soutes, Lirane Elize Defante Ferreto de Almeida, Sérgio Begnini, Gislene Titon Fortes dos Santos

Resumo



Esse estudo buscou verificar os gastos no tratamento hospitalar de um paciente HIV através de suas comorbidades subsidiado pelo SUS. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, descritiva. Uma pesquisa de levantamento ou survey quanto aos procedimentos. Seus dados foram analisados qualitativamente. Os dados foram obtidos no banco de dados do DATASUS, por meio do SIHD, sendo utilizados os dados do SIGTAP, referentes ao mês de setembro/2015. Com base no levantamento, verifica-se que os valores repassados para custeio de doenças pelo SUS estão defasados. Este estudo possibilitou uma visão mais ampla sobre o financiamento da saúde no Brasil, sob o ponto de vista da administração financeira das instituições prestadoras de serviços de saúde. A partir dos resultados, concluiu-se, também, que a relação apresentada não pode ser a única fonte para uma análise conclusiva, representando apenas o início de uma discussão necessária e profunda sobre outros mecanismos, atualmente utilizados pelo SUS, para pagamento aos prestadores, com isso, se faz necessário o aprofundamento nas informações relativas aos valores de repasse de todos os entes federados e não apenas os valores repassados pelo Governo Federal.


Texto completo:

PDF

Referências


Organização Mundial da Saúde. OMS. Histórico de alto nível sobre a SIDA. 2011. Disponível em: . Acesso em 12 set 2015.

Instituto de Pesquisa Aplicada. IPEA. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2010– Relatório Nacional de Acompanhamento (Brasília): Ipea..

Brasil. Ministério da Saúde. Epidemiologia: AIDS. 2008. Disponível em: . Acesso em: 20 set.2015.

Carvalho, DR. Custos no tratamento ambulatorial da HIV/AIDS: um estudo de caso no Hospital-Dia – Natal/RN. (Natal, RN), 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis), Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 2010.

Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Estimativas dos Custos dos Tratamentos da AIDS no Brasil. São Paulo: FIPE, 1999.

Marques HHS et. al. Custos da atenção à saúde das crianças expostas ou infectadas por HIV/AIDS atendidas em um hospital universitário. (Rio de Janeiro): Cad. Saú Pública. 2007. V (23, supl.3), p. 402-3.

Warren CS, Reeve JM, Fess PE. Contabilidade Gerencial. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2008.

Abreu CSP. Análise do custo da internação dos pacientes com AIDS, em um hospital de média complexidade em Porto Alegre, RS. 2009. (São Leopoldo, RS), 79 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva), Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 2009.

Martins E. Contabilidade de custos. 9. ed. (São Paulo): Atlas, 2003.

Maher M. Contabilidade de custos: Criando valor para a administração. (São Paulo): Atlas, 2001.

Azevedo ABC, Ciconelli RM, Ferraz MB. Estudos de custos de doenças. RBM - Rev Bras de Med. 2005. Sinopse de Reumatologia. V (7). n.4. Disponível em: http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=3122. Acesso em 03 out 2015.

Costa AMN, Secoli SR, Nita ME. Avaliação econômica: análise de custo-minimização, análise de custo-consequência, estudo de custo da doença e outras análises parciais. In: Nita ME, Campino ACC, Nobre MRC, Costa AMN, Ono-Nita AK, Carrilho FJ. Avaliação de tecnologias em saúde. (Porto Alegre): Artmed; 2010. p. 354-67.

Oliveira ML, Santos LMP, Silva EN. Bases metodológicas para estudos de custos da doença no Brasil. Rev Nut Campinas. set./out., 2014. v (27). n. 5. p. 585-5.

Nowicki M. HFMA’s introduction to hospital accounting. 5. ed. (Chicago): HFMA, 2002.

Alemão MM. Financiamento do SUS paralelo aos gastos na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais: um estudo de caso compreensivo fundamentado na base de conhecimento gerada com metainformação custo, (Belo Horizonte), 2012. 186f. Dissertação (Mestrado em Administração), Universidade Federal de Minas Gerais. MG, 2012.

Brambilla A. Diagnóstico econômico do tratamento dos portadores de HIV/AIDS no município de Presidente Prudente/SP. (SP). 2004. 75 f. Monografia (Conclusão de Curso em Bacharel em Ciências Contábeis), Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo”, Faculdade de Ciências Econômicas e administrativas de Presidente Prudente (SP). 2004.

Abuhab A. Análise de dados de pacientes internados por insuficiência cardíaca descompensada – impacto sobre desfechos clínicos e custos. 2012. 176 f. Tese (Doutorado em Ciências), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. (São Paulo, SP), 2012.

Controladoria Geral da União. Portal da Transparência. Governo Federal. Brasil. 2015 Disponível em: . Acesso em: 19 de out. de 2015




DOI: http://dx.doi.org/10.18673/gs.v9i3.24235

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Gestão & Saúde (ISSN 19824785)

Revista coordenada pelo Nucleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde e Projetos Inclusivos (NESPROM), do Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares (CEAM), da Universidade de Brasília (UnB).

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados