O uso das informações de custo em serviços públicos de urgência e emergência

Fernanda Esthefane Garrides Oliveira, Aline de Sousa Santos, Fátima Ferreira Roquete

Resumo



A gestão de custos é a ação de gerir recursos e aprimorar processos utilizando informações sobre custos para subsidiar a alocação de recursos e o processo decisório. O objetivo deste trabalho é identificar o uso das informações de custos em serviços públicos de urgência e emergência segundo a visão de gestores de custos. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, sendo o estudo de caso adotado como método. Participaram da pesquisa 08 gestores de custos. Foi aplicado um formulário para caracterizar o perfil dos gestores e foram realizadas entrevistas com roteiro semiestruturado. Todos os gestores de custos entrevistados afirmaram que adotam duas metodologias de custeio: Custeio por Absorção e ABC. Os dados de produção dos centros de custos são processados, dando origem a relatórios que carregam as informações de custos. Um desses relatórios é a Conta Paciente, que visa informar ao usuário sobre os custos hospitalares envolvidos na assistência prestada. As análises realizadas a partir das informações dos relatórios são discutidas mensalmente nos chamados Observatórios de Custos. No geral, os entrevistados afirmaram que as informações de custos são utilizadas para a tomada de decisão nos hospitais.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18673/gs.v8i2.24211

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Revista Gestão & Saúde (ISSN 19824785)

Revista coordenada pelo Nucleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde e Projetos Inclusivos (NESPROM), do Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares (CEAM), da Universidade de Brasília (UnB).

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