SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Vander Monteiro da Conceição, Jeferson Santos Araújo, Mary Elizabeth de Santana, Ralrizônia Fernandes Souza, Silvio Éder Dias da Silva

Resumo


Objetivou-se realizar uma revisão integrativa de artigos produzidos por enfermeiros sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem no período de 2006 a março de 2012, visando compreender de que forma a enfermagem contribui para o aprimoramento de tal ferramenta. Tratou-se de uma revisão integrativa de cunho descritivo. Realizou-se a busca por artigos que abordassem a temática da Sistematização da Assistência de Enfermagem nos bancos de dados LILACS, MEDLINE e BDENF, no Sistema Bireme, através da pesquisa do termo “processo de enfermagem” e que tenham sido publicados no intervalo de 2006 a março de 2012, identificando-se então 105 artigos, porém dentre estes apenas 31 foram selecionados para análise, uma vez em que apresentavam em seu conteúdo propostas para o aprimoramento da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Pode-se inferir que a produção da enfermagem em relação à Sistematização da Assistência de Enfermagem ainda é baixa, fator importante uma vez que tal é um importante instrumento para o planejamento e a organização do cuidado. O estudo identificou uma produção científica ainda em crescimento e deparou-se com situações e experiências, a qual a ferramenta de organização da atenção em saúde foi aplicada.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18673/gs.v8i3.23939

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Gestão & Saúde (ISSN 19824785)

Revista coordenada pelo Nucleo de Estudos em Educação, Promoção da Saúde e Projetos Inclusivos (NESPROM), do Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares (CEAM), da Universidade de Brasília (UnB).

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados